A embaixadora da Austrália em Portugal, Claire Rochecouste, visitou hoje a Universidade do Algarve, tendo sido recebida, às 12h30, pela vice-reitora para a Investigação e Internacionalização, Alexandra Teodósio.
De acordo com a Ualg, após a receção, realizou-se uma reunião que contou com a presença de Adelino Canário, docente da UAlg e diretor do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Flávio Martins, docente da UAlg e representante do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), Erik Wolanski, docente da Universidade James Cook (Austrália) e investigador que colabora com a UAlg, e Vânia Baptista, aluna de doutoramento da UAlg, na área das Ciências do Mar.
Para iniciar a sessão, a vice-reitora da UAlg apresentou a Academia algarvia, mostrando alguns dados sobre as áreas de estudo e investigação, os estudantes internacionais, a projeção internacional e as colaborações existentes entre a UAlg e instituições australianas.
De seguida, Adelino Canário e Flávio Martins fizeram uma breve descrição dos dois centros de investigação que representam, evidenciando a excelência da área das Ciências do Mar na UAlg.
Ainda no decorrer da reunião, foram apresentados os resultados de uma investigação intitulada "Fish Larvae biophysics in Ria Formosa lagoon", realizada por Vânia Baptista e coordenada por Alexandra Teodósio e Erik Wolanski.
Também Flávio Martins apresentou as conclusões de uma investigação que realizou na Austrália, em conjunto com Erik Wolanski.
No fim da reunião, a embaixadora mostrou-se impressionada com a existência de colaborações académicas entre Portugal e Austrália, mostrando o seu apoio para que, no futuro, se possam aprofundar as ligações institucionais entre os dois países.
Tendo entregue as suas credenciais no passado mês de julho, esta foi a primeira visita da embaixadora Claire Rochecouste a uma universidade portuguesa.