Sociedade

UAlg sobe para a 6ª posição a nível nacional no U-Multirank

Foto|D.R (UAlg)
Foto|D.R (UAlg)  
Na edição 2022 do U-Multirank, a UAlg informa na sua página oficial, que sobe duas posições do Top 10 nacional, passando da oitava para a sexta posição, com a classificação máxima de "Muito Bom" em 10 indicadores, encontrando-se ainda acima da média em mais 10, com a classificação de “Bom”.

O maior destaque da UAlg verifica-se nas seguintes categorias: "Orientação Internacional", "Investigação" e "Transferência de Conhecimento", obtendo diversas classificações "A" nos referidos indicadores.
 
O U-Multirank que surgiu em 2014, financiado pela Comissão Europeia e liderado pelo CHE - Centre for Higher Education, com o apoio do programa Erasmus +, analisa 2202 universidades de 96 países, das quais 27 instituições de ensino superior portuguesas.
 
De acordo com a UAlg, para a elaboração deste ranking é avaliado o desempenho nas dimensões "Investigação", "Ensino e Aprendizagem", "Transferência de Conhecimento", "Orientação Internacional" e "Envolvimento Regional". Dentro de cada uma destas dimensões existe um determinado número de indicadores de desempenho.
 
Este ranking não produz uma classificação individual para cada universidade, nem tabelas classificativas. Avalia as universidades numa escala de “Very Good” a “Weak”, classificando-as nos diversos indicadores entre a nota "A" e "E" respetivamente. Contabilizando o número de classificações acima da média, pode ser definido o posicionamento global, explica a UAlg.