Sociedade

UAlg volta a destacar-se entre 1500 universidades de todo o mundo

A Universidade do Algarve volta a destacar-se nos resultados acabados de divulgar pelo U-Multirank 2018, com classificação máxima, de “Muito Bom”, em sete indicadores, num total de 35, colocando-se pela primeira vez no Top 10 nacional, na nona posição, num ranking de 29 instituições de ensino superior portuguesas.

PUB
 
Neste ranking, a Ualg informa em nota enviada à imprensa, que a classificação máxima foi-lhe atribuída nos seguintes indicadores: Spin-offs (valorização do conhecimento); empresas criadas por diplomados (valorização do conhecimento); pós-doutorados (investigação); interdisciplinaridade das publicações (investigação); publicações (investigação); publicações internacionais conjuntas (internacionalização); e diplomados com o grau de mestre a trabalhar na região (envolvimento regional).
 
Comparativamente ao ano passado, a UAlg passou de “Bom” para “Muito Bom” em três indicadores: publicações (investigação), empresas criadas por diplomados (transferência de conhecimento) e nos diplomados com o grau de mestre a trabalhar na região (envolvimento regional).
 
De salientar ainda que nos anos anteriores, a investigação, a transferência de conhecimento e a internacionalização já se tinham destacado. De acordo com Paulo Águas, reitor da UAlg, estes resultados “traduzem o resultado da estratégia de desenvolvimento da UAlg, afirmando-a como uma universidade cosmopolita e inovadora, que aposta fortemente na produção de conhecimento e na sua transferência para a sociedade”.
 
Além de melhorar o seu desempenho na investigação, conclui-se com os dados agora divulgados que a UAlg melhorou também no envolvimento regional, com os indicadores dos diplomados com o grau de mestre a trabalhar na região (Muito Bom) e diplomados com o grau de licenciado a trabalhar na região (Bom). Não menos importante, a estratégia de promoção da inovação e do empreendedorismo dos seus estudantes mostra agora os seus resultados com o indicador empresas criadas por diplomados (valorização do conhecimento) a obter também a classificação máxima.
 
Este ranking compara mais de 1500 universidades a nível mundial, tendo como base cinco critérios de desempenho: Ensino (Teaching and Learning), Investigação (Research), Transferência de Conhecimento (Knowledge Transfer), Internacionalização (International Orientation) e Envolvimento regional (Regional Engagement). Cada universidade é classificada tendo em conta um total de 35 indicadores, que podem ser consultados em: www.umultirank.org