Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

Ualg:Conferência internacional discutiu pontos de interseção entre o Marketing e o Design

Ualg:Conferência internacional discutiu pontos de interseção entre o Marketing e o Design
Comissão organizadora
Imprimir Partilhar por email
01-11-2018 - 07:54
O Marketing e o Design são áreas que na Universidade do Algarve têm uma expressão significativa quer em termos de performance de investigação, quer em termos de oferta formativa nos diversos ciclos de ensino.
 
A I Conferência Internacional sobre Marketing e Design: Interseções e Desafios, que decorreu recentemente, na Faculdade de Economia (FE) Universidade do Algarve, permitiu identificar e sublinhar a existência de pontos de interseção entre estas duas áreas do saber.
 
Segundo a Ualg, organizada pela Faculdade de Economia, em colaboração com Escola Superior de Educação e Comunicação e a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, esta conferência permitiu identificar pontes, que se espera que produzam efeitos no futuro. 
 
Por exemplo, referiu Manuela Guerreiro, docente da Faculdade de Economia e membro da comissão organizadora, “na Faculdade de Economia estão em andamento duas teses de doutoramento que, embora desenvolvidas na área do Marketing, procuram interseções com o design”. Na sua opinião, “o interesse imediato que as revistas científicas associadas ao evento demonstraram, ambas Scopus com elevados fatores de impacto, atesta a pertinência da iniciativa e sublinha a necessidade de um maior envolvimento da própria universidade neste tipo de eventos, que contribuem para a sua projeção internacional, colocando-a à frente na identificação e desenvolvimento de temáticas inovadoras nas áreas do Marketing e do Design, que poderão e deverão ser estudadas em contextos turísticos, uma área estratégica para a UAlg.”
 
 
Nesta primeira conferência internacional, que também contou a parceria de uma universidade iraniana, a Pars University, foram aceites 100 abstracts e estão em processo de revisão 28 full papers. Contou com 12 sessões paralelas e com a apresentação de 59 comunicações; 15 pósteres científicos; 100 participantes inscritos, provenientes de 10 nacionalidades (Portugal, Irão, Alemanha, Espanha, Brasil, Suíça, Holanda, Colômbia, Itália, Turquia). Estiveram presentes 4 keynote speakers do Marketing e do Design, que aceitaram o desafio de refletir sobre as interseções entre as duas áreas e os desafios futuros em termos de investigação e de prática profissional.
 
Este evento contou ainda com uma Students’ Art Exhibition, na qual foram expostos 19 projetos desenvolvidos por estudantes do curso de Design de Comunicação da ESEC e por estudantes do curso de Design ministrado na universidade iraniana parceira da iniciativa.  
 
Foram abordados tópicos essenciais sobre a relação entre o Marketing e o Design, entre os quais o branding e design ao nível corporativo de produto, de serviço e de experiências; cocriação, criatividade e cor em Design e Marketing; Digital Marketing e social media; Design de ambientes; Design Thinking e Marketing, entre outros.
 
Para a comissão organizadora, “o objetivo desta conferência foi envolver ativamente os estudantes, quer na organização, quer no acompanhamento das sessões plenárias e sessões paralelas”. Deste modo, estiveram envolvidos estudantes das três unidades orgânicas que participaram na organização da conferência: licenciatura (Marketing, Gestão de Empresas, Sociologia e Design de Comunicação), mestrados (Gestão de Marketing e Design de Comunicação para o Turismo e Cultura) e programas de doutoramento da Faculdade de Economia (Ciências Económicas e Empresariais e Turismo). 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Frio e chuva chegam ao Algarve a partir de quinta-feira

Frio e chuva chegam ao Algarve a partir de quinta-feira

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Algar assinala Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Algar assinala Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

ver mais
 
Proteção Civil de Loulé sensibiliza para o risco de cheias e inundações

Proteção Civil de Loulé sensibiliza para o risco de cheias e inundações

ver mais
 
Município de Faro adquire 36 viaturas para renovar frota automóvel "obsoleta"

Município de Faro adquire 36 viaturas para renovar frota automóvel "obsoleta"

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio