Sociedade

Ualg:Conferência internacional discutiu pontos de interseção entre o Marketing e o Design

Comissão organizadora
Comissão organizadora  
O Marketing e o Design são áreas que na Universidade do Algarve têm uma expressão significativa quer em termos de performance de investigação, quer em termos de oferta formativa nos diversos ciclos de ensino.

 
A I Conferência Internacional sobre Marketing e Design: Interseções e Desafios, que decorreu recentemente, na Faculdade de Economia (FE) Universidade do Algarve, permitiu identificar e sublinhar a existência de pontos de interseção entre estas duas áreas do saber.
 
Segundo a Ualg, organizada pela Faculdade de Economia, em colaboração com Escola Superior de Educação e Comunicação e a Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, esta conferência permitiu identificar pontes, que se espera que produzam efeitos no futuro. 
 
Por exemplo, referiu Manuela Guerreiro, docente da Faculdade de Economia e membro da comissão organizadora, “na Faculdade de Economia estão em andamento duas teses de doutoramento que, embora desenvolvidas na área do Marketing, procuram interseções com o design”. Na sua opinião, “o interesse imediato que as revistas científicas associadas ao evento demonstraram, ambas Scopus com elevados fatores de impacto, atesta a pertinência da iniciativa e sublinha a necessidade de um maior envolvimento da própria universidade neste tipo de eventos, que contribuem para a sua projeção internacional, colocando-a à frente na identificação e desenvolvimento de temáticas inovadoras nas áreas do Marketing e do Design, que poderão e deverão ser estudadas em contextos turísticos, uma área estratégica para a UAlg.”
 
 
Nesta primeira conferência internacional, que também contou a parceria de uma universidade iraniana, a Pars University, foram aceites 100 abstracts e estão em processo de revisão 28 full papers. Contou com 12 sessões paralelas e com a apresentação de 59 comunicações; 15 pósteres científicos; 100 participantes inscritos, provenientes de 10 nacionalidades (Portugal, Irão, Alemanha, Espanha, Brasil, Suíça, Holanda, Colômbia, Itália, Turquia). Estiveram presentes 4 keynote speakers do Marketing e do Design, que aceitaram o desafio de refletir sobre as interseções entre as duas áreas e os desafios futuros em termos de investigação e de prática profissional.
 
Este evento contou ainda com uma Students’ Art Exhibition, na qual foram expostos 19 projetos desenvolvidos por estudantes do curso de Design de Comunicação da ESEC e por estudantes do curso de Design ministrado na universidade iraniana parceira da iniciativa.  
 
Foram abordados tópicos essenciais sobre a relação entre o Marketing e o Design, entre os quais o branding e design ao nível corporativo de produto, de serviço e de experiências; cocriação, criatividade e cor em Design e Marketing; Digital Marketing e social media; Design de ambientes; Design Thinking e Marketing, entre outros.
 
Para a comissão organizadora, “o objetivo desta conferência foi envolver ativamente os estudantes, quer na organização, quer no acompanhamento das sessões plenárias e sessões paralelas”. Deste modo, estiveram envolvidos estudantes das três unidades orgânicas que participaram na organização da conferência: licenciatura (Marketing, Gestão de Empresas, Sociologia e Design de Comunicação), mestrados (Gestão de Marketing e Design de Comunicação para o Turismo e Cultura) e programas de doutoramento da Faculdade de Economia (Ciências Económicas e Empresariais e Turismo).