Em comunicado, a ULS Algarve adianta que a medida «visa garantir maior proximidade e segurança clínica e, ao mesmo tempo, aliviar a pressão sobre os serviços de urgência hospitalar».
Nesse sentido, foram implementados horários alargados para consultas de doença aguda no Centro de Saúde de Quarteira, aos sábados e domingos, entre as 12h00 e as 18h00, e na Extensão de Saúde de Altura, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h00 às 17h00.
As consultas destinam-se a episódios agudos de baixa complexidade e não requerem marcação prévia. O atendimento é assegurado por equipas compostas por médicos, enfermeiros e assistentes técnicos. Apenas os casos que apresentem critérios clínicos para necessidade hospitalar são encaminhados para os serviços de urgência.
A instituição sublinha ainda que esta estratégia permite evitar deslocações desnecessárias aos hospitais e melhorar os tempos de espera nas urgências, uma das maiores preocupações durante a época balnear, marcada por um elevado número de visitantes na região.