Economia

Última EuroRegião Talks dedicada ao Algarve

 
O EuroRegião encerra o seu ciclo de conferências EuroRegião Talks sobre o Algarve. As conferências percorreram todo o país, nas quais foi apresentado o estudo da Universidade Nova sobre o impacto dos fundos europeus nas diferentes regiões em Portugal e debatidos diversos aspetos relacionados com as verbas provenientes da Europa.

A última conferência da EuroRegião Talks será dedicada à região do Algarve, a 28 de junho, de forma virtual. O ciclo de conferências, que arrancou em março, percorreu o país para discutir o impacto dos Fundos Europeus para o desenvolvimento das regiões portuguesas e fez parte de um projeto do jornal EuroRegião para apresentar o impacto dos fundos europeus nas diferentes regiões de Portugal. 
 
Estas conferências permitiram a partilha de conhecimento e incentivaram à participação das empresas e pessoas de cada região, permitindo perceber como podem as empresas aproveitar a ‘bazuca’.
 
A conferência dedicada ao Algarve abordará o estudo da Nova SBE “Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) – Avaliação de Impacto nas diferentes regiões em Portugal”, seguindo-se um debate sobre as políticas e os fundos de coesão. 
 
Tanto Sofia Terlica, economista responsável pela investigação e estudo, como outros parceiros irão juntar-se à conferência com informações importantes relativas à região.
 
Para João Duarte, CEO do YoungNetwork Group e Publisher do EuroRegião, neste ciclo de conferências “foi possível partilhar muito conhecimento, por via deste novo estudo que demonstra a importância da política de coesão para as regiões portuguesas, que não só convergiram nos últimos anos face à média europeia, como dentro do país onde as menos desenvolvidas convergiram com as mais desenvolvidas, provando-se que sem os fundos estruturais e de investimento este movimento não teria acontecido.”
 
A participação no evento é gratuita, mas requer inscrição prévia. Os interessados poderão acompanhar a sessão em live streaming através do site e das redes sociais do EuroRegião.
 
A agenda do EuroRegião Talks Algarve, tem início às 10h00 e inclui:
 
• Apresentação EuroRegião, falamos a língua europeia
 
• Apresentação Estudo Universidade Nova SBE: Fundos Europeus – Avaliação de Impacto nas Diferentes Regiões em Portugal, por Sofia Terlica
 
• Apresentação Case Study, Novavet-Bemed, por Luís Afonso
 
• Mesa Redonda: Como aproveitar os Fundos Europeus e como podem as empresas beneficiar da ‘bazuca’ – Moderação por Manuel Ribeiro, com participação de:
 
João Silva – COO YoungNetwork Group
 
Vítor Neto – Presidente NERA
 
Sofia Terlica – Economista
 
Advogado – nome a confirmar
 
• Resumo sessão e despedida do projeto EuroRegião Talks