Sociedade

Último grande festival de Verão regressa a Faro de 30 de agosto a 1 de setembro

 
 
Já na sua 5ª edição o Festival F volta a reunir na zona histórica da Vila Adentro os maiores nomes da música portuguesa, distribuídos por 7 palcos.

 
A programação conta também como reforço à música, outras áreas como exposições, teatro, stand up comedy, animação de rua, vídeo mapping, tertúlias, artes plásticas, programação infantil e artesanato de autor.
 
O street food tem também o seu espaço garantido.
 
Estas e outras apostas foram apresentadas ontem em Lisboa, no novo Capitólio, na presença de muitos jornalistas e convidados, onde os organizadores do evento - Câmara Municipal de Faro, Ambifaro, Teatro Municipal de Faro e a empresa Sons em Trânsito, revelaram o cartaz deste ano.
 
Alexander Search, Aurea, Bispo, Blaya, Brass Wires Orchestra, Cristina Branco, D.A.M.A, Daniel Kemish, Dead Combo, Diogo Piçarra, Dj Glue, Dj Patife, Domi, Elisa Rodrigues, Ermo, Filipe Sambado, Golden Slumbers, Holly Hood, Homies, Janero, João Só, Kappa Jotta, Luís Severo, Katia Guerreiro e Orquestra Clássica do Sul, Manel Cruz, Moonspell, 1755, Nuno Luz (Dj da Rádio Comercial), Papillon, Paus, Piruka, Raquel Tavares, Revenge os the 90's, Rodrigo Leão, Salvador Sobral, Sacik Brow, Sean Riley, Sérgio Godinho, Slow J, Surma, The Gift, The Legendary Tigerman e Wilson Honrado (Dj da Rádio Comercial), são os nomes deste ano.
 
Um cartaz que reúne mais de 40 artistas, cujos bilhetes já se encontram em venda limitada a 2 mil pessoas, ou até 24 de agosto a 30 euros para o passe de 3 dias, ou 40 euros para a mesma modalidade a partir de 25 de agosto.
 
O bilhete diário será de 15 euros. Postos de venda: Teatro das Figuras, www.bol.pt, rede Fnac, Worten e CTT.
 
Conforme referiu Rogério Bacalhau ao Algarve Primeiro, o objetivo do evento passa por "valorizar a nossa cultura, as nossas gentes a música portuguesa, quer artistas consagrados quer emergentes".
 
O edil, fez questão de assinalar "o legado que Joaquim Guerreiro deixou a Faro", apelidando ao criador do F, (falecido no ano passado), como "um homem da cultura e das artes que deixou uma marca nessa área".
 
O autarca assumiu que o evento é um cartão de visita, "que tem contribuído para dar a conhecer a cidade e a cultura farense aos milhares de visitantes que nos três dias do F, passam por Faro".
 
Paulo Santos Vice-Presidente da autarquia, anunciou o teatro com a companhia LAMA, como uma das novidades do festival e relembrou que o F, passou de uma média de 12 mil pessoas para 35 mil pessoas em 2017,  motivo que levou a alargar o recinto de 5 mil metros quadrados para 38500, passando o Largo de S. Francisco a integrar a área. 
 
Estarão presentes este ano, três balões de ar quente, para que o público possa apreciar o F das alturas.
 
Ficou também vincado, o facto de este ser um evento de 3 dias, para toda a família, já que os menores de 12 anos não pagam bilhete, existindo no recinto, o Kids F, onde os pais poderão deixar os seus filhos, com uma equipa de animadores infantis, pronta a entreter os mais novos.
 
O investimento da edição deste ano do Festival F, ronda os 500 mil euros, à semelhança do ano passado.
 
O farense Diogo Piçarra esteve presente na apresentação do evento e não escondeu o orgulho pela sua cidade, revelando ao Algarve Primeiro, que o F "é um festival diferente, pela sua envolvência na zona histórica da cidade e o seu património, factor que dá um brilho especial ao evento, depois por ser a minha cidade, é um grande orgulho dar a Faro tudo aquilo que a cidade já me deu, as minhas vivências, o meu crescimento e as minhas experiências".