Política

Um dos fundadores do PSD/Algarve faleceu esta segunda feira

Faleceu esta segunda-feira Cristóvão Guerreiro Norte aos 78 anos, um dos fundadores do PSD/Algarve.

PUB
 
O seu filho Cristovão Norte, deputado eleito pelo Algarve à Assembleia da República, também pelo PSD, escreveu hoje o que lhe vai na alma no Facebook. 
 
Cristovão Norte fala de um pai, "amigo, meu ídolo, foi um pai extremoso, um homem devoto à causa da liberdade e democracia, bem como um servidor público, quer no seu longo consulado como Deputado - desde a constituinte até 1991 - quer no desempenho da função de Magistrado do Ministério Público e Conservador do Registo, entre tantas outras dimensões de uma vida riquíssima e inolvidável".
 
Na sua mensagem na rede social Facebook, Cristovão Norte revela que a vida do pai "começou marcada pela perda do seu pai, por ter tido que começar a ajudar no campo ainda criança e por não ter podido persistir nos estudos após concluir a 4ª Classe, pelo que fê-lo mais tarde, e por força do seu inquebrantável espírito, conclui a licenciatura em Direito na Universidade de Coimbra".
 
"Para mim, a sua mais notável característica era a de ser igual com todos e até mais igual e atento com quem mais precisava. Também sempre disponível para ajudar, como incontáveis vezes testemunhei, e o amor incomensurável pela sua terra, Almancil e pelo Algarve", acrescenta Cristovão Norte, numa mensagem marcadamente emotiva em que "mais não digo porque não consigo".
 
Também esta manhã nota de pesar do PSD Algarve, frisou que o pai do atual deputado à Assembleia da República, eleito pelo círculo do Algarve, com o mesmo nome, Cristóvão Norte, apesar de presentemente estar afastado da política ativa, era ainda hoje uma das vozes mais importantes dos sociais-democratas algarvios. E a quem era reconhecido o papel importante que tivera na consolidação do regime democrático do país e na defesa e afirmação dos superiores interesses do Algarve e dos algarvios.
 
Pelo seu contributo à Democracia Portuguesa, Cristóvão Norte foi em abril deste ano, agraciado com o título de Deputado Honorário da Assembleia da República, no âmbito das comemorações dos 40 anos da Constituição da República Portuguesa.
 
Para os sociais- democratas algarvios "foi uma distinção de todo merecida pelo papel que teve na Assembleia Constituinte de 1975, na qual ajudou a criar a Constituição e a consolidar o regime democrático após a Revolução dos Cravos, tendo para a mesma sido eleito pelo círculo do Algarve e na qual a sua sólida formação académica, e reconhecida tenacidade, lhe valeu um lugar na importante Comissão Permanente, a qual juntava o núcleo duro dos pais da Constituição Portuguesa, respetivamente Jorge Miranda, Marcelo Rebelo de Sousa, Freitas do Amaral e Vital Moreira".
 
Entre os seus contributos para o Algarve, o PSD Algarve destaca ainda o impulso que Cristóvão Norte deu para a abertura da Universidade do Algarve; para a construção da Via do Infante e ainda, relativamente à terra de onde era natural, "e que tanto amava", salienta o facto do mesmo ter sido o autor do projecto-Lei que elevou a então aldeia de Almancil, sede de Freguesia, à categoria de Vila. E quanto ao seu contributo para o partido social-democrata, para além dos inúmeros cargos que desempenhou a nível regional e local, é ainda destacado o seu papel como impulsionador de uma das maiores festas nacionais do partido, a Festa do Pontal. A qual marca anualmente, em agosto, a rentrée política nacional.
 
Algarve Primeiro