Sociedade

União das Freguesias de Faro está a tratar centenas árvores com método “amigo do ambiente”

 
A União das Freguesias de Faro informou que está a proceder a um "tratamento por endoterapia" em mais de 600 árvores para minimizar o incomodativo "melaço", provocado por afídios (piolho verde), que durante o Verão, afeta calçadas, transeuntes e automóveis.

 
De acordo com a mesma fonte, as consequências provocadas por estas pragas, para além da substância pegajosa, causado pelas secreções dos afídios, são os ramos secos, a queda prematura de folhas e a degradação da saúde e a vida das árvores urbanas.
 
Os afídios, são insetos que sugam a seiva e causam grande fragilidade e debilidade nas árvores, especifica a mesma União das Freguesias.
 
Segundo a mesma entidade, este tipo de insectos “picadores-sugadores” têm afetado as árvores da cidade, sobretudo Jacarandás, Tipuanas e Mélias, entre outras espécies. A endoterapia vegetal é um método já aplicado em outras cidades, com reconhecido sucesso e consiste na injeção de substâncias fitossanitárias diretamente no tronco da árvore, “o que vai permitir a sua distribuição ao longo de todo o sistema vascular da planta com uma substância que tem um efeito repelente nos insetos causadores da praga”, esclarece.
 
Este método é usado para tratar árvores, em substituição dos tratamentos convencionais por pulverização, sublinha ainda a mesma fonte, "minimizando-se os riscos de alergias, além de ser um sistema mais amigo do ambiente e com menor impacto comparativamente à pulverização convencional", concluiu.