A União das Freguesias de Faro diz que com o lançamento do guia fotográfico, passa a ter um papel ativo na divulgação e valorização da História, da Identidade e do Património Cultural farense, "enquanto destino turístico cultural e de qualidade".
De acordo com Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, “a cidade tem uma história moldada através dos séculos por diversas civilizações, onde o património cultural da cidade inclui dezenas de monumentos e edifícios notáveis que refletem estas influências, numa herança cultural bem vincada e que se manifesta ainda nos dias de hoje ao nível arquitetónico, histórico e identitário”.
Em comunicado, a União de Freguesias explica que procura retratar a cidade e o seu património, "onde cada imagem pretende falar por si e reproduzir realidades numa simbiose entre o Homem e a máquina fotográfica". Explica que são fotografias simples, "sem a preocupação de obter um cunho artístico vincado, tendo como objetivo registar aspetos do que existe na cidade e que, por vezes, escapa ao olhar".
Este guia fotográfico, bilingue (português e inglês), para além das fotografias tem textos explicativos dos monumentos e edifícios mais emblemáticos da cidade. A publicação poderá ser adquirida na sede e delegações da União das Freguesias de Faro, mas brevemente estará disponível noutros pontos da cidade, podendo eventuais interessados contactar a União das Freguesias de Faro para disponibilizar esta publicação nos seus estabelecimentos.