Depois de ter alcançado 99,41% em 2023, a União das Freguesias de Faro atingiu agora o valor máximo atribuído pelo programa Ecofreguesias XXI, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Segundo comunicado da mesma autarquia, "trata-se de um feito inédito que demonstra o compromisso contínuo com a sustentabilidade ambiental". Os resultados foram anunciados durante a cerimónia Galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI, que decorreu ontem, em Torres Vedras.
Atribuído de dois em dois anos, o galardão Ecofreguesias XXI avalia um conjunto de dez indicadores e procura evidenciar e incentivar um conjunto de ações que vão desde a educação ambiental, participação pública e apoio social, à promoção do território ou da mobilidade sustentável, informação, comunicação e descentralização dos serviços ou proteção e restauro da biodiversidade, gestão dos espaços públicos e verdes, resíduos, água ou energia. Valoriza ainda uma visão de futuro, que contemple o desenvolvimento de projetos no sentido da sustentabilidade.
Este programa é implementado por uma comissão nacional da qual fazem parte para além da ABAAE elementos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Universidade de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais, FCSH-Universidade Nova de Lisboa, Quercus, entre outros, contando ainda com o apoio de diversos parceiros que contribuem para o desenvolvimento de projetos nas freguesias candidatas.