Já foram divulgados os resultados do Orçamento Participativo 2021 da União das Freguesias de Faro. A fase de votação que decorreu entre 5 de julho e 9 de agosto, contou com a participação de 407 fregueses.
Esta edição tem previsto um montante de investimento de 60 mil euros e a implementação dos 4 projetos mais votados.
Segundo a autarquia, a proposta mais votada, com 181 votos, foi a n.º 3 "Autosuficiência Energética nos edifícios da Associação Nossa Senhora dos Navegantes" que tem como objetivo tornar estes edifícios autossuficientes a nível energético, com recurso exclusivo a fonte limpa e renovável, através da instalação de telha e/ou painéis fotovoltaicos, complementada com outras medidas de eficiência energética. Um projeto integrado nos objetivos do "Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável".
A segunda proposta mais votada com 123 votos, foi n.º 1. "Recuperação da fachada da Igreja de S. Francisco", que propõe uma verba destinada a obras nesta igreja para recuperação da fachada principal que atualmente se encontra em mau estado de conservação.
Em terceiro lugar, ficou a proposta n.º 2 "Busto em honra ao Padre Henrique", que visa homenagear o monsenhor Henrique Ferreira da Silva. Conforme explica a União de Freguesias, o padre Henrique, como era popularmente conhecido, "era um homem da cidade e um homem da cultura, de espírito aberto, acarinhado por todos e que ajudava, sobretudo, as pessoas dos escalões mais desfavorecidos, tendo servido Faro e os farenses durante mais de 44 anos".
Por último, a quarta proposta mais votada foi a proposta n.º 4, que visa a "Construção de campo de padbol", em localização a definir.