A Casa dos Poetas é um festival colaborativo organizado por Peter Pegnall, Sarah Greenwood e Cobramor, autores bilíngues locais em parceria com a associação cultural CAL. O evento realiza-se no próximo dia 20 de maio em Silves, Lisboa e Brighton.
É idealizado por poetas que escrevem em inglês, português e francês. É também uma homenagem à atividade poética do Algarve, assim como uma forma de ligação à cultura anglo-saxónica da região e do mundo, descreve a organização em comunicado.
O festival consiste em oficinas de redação e tradução, um simpósio sobre tradução e transliteração de versos e apresentações públicas.
O ponto de encontro é o Café Inglês, junto à Sé Catedral de Silves. Parte do objetivo do festival é contribuir para a aproximação entre a comunidade de língua inglesa (nativa ou como segunda língua) e a comunidade portuguesa através de incentivos culturais.
Participam Simon Armitage, atual poeta laureado da Grã-Bretanha; Manuel Portela, professor de Letras em Coimbra; Landeg White, poeta e tradutor premiado de Camões; o poeta e prisioneiro de consciência Jack Mapanje; Lesley Saunders, poetisa e tradutora de Maria Teresa Horta; Peter Pegnall, poeta e jornalista; Manuel Neto dos Santos, poeta e dramaturgo, entre outros.
O festival realizado há 14 anos, teve uma pausa entre 2005 e 2015.