Desporto

Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, a sul do Tejo, só em Lagoa

Projeto único no Algarve
Projeto único no Algarve  
A Escola Secundária Padre António Martins de Oliveira (ESPAMOL) é a única a sul do rio Tejo a contar com uma Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE).

 
A iniciativa conta com o apoio e colaboração do Município de Lagoa e envolve 24 alunos, atletas nas modalidades de Natação, Patinagem de Velocidade, Andebol, Canoagem, Ténis e Golf, 23 deles a frequentar a ESPAMOL e 1 a Escola Básica Jacinto Correia, informa a autarquia em comunicado.
 
Podem aceder ao projeto alunos do 2º, 3º Ciclo e Ensino Secundário que possuam estatuto de alta competição, de acordo com o enquadramento legal do Decreto-Lei 272/2009 de 1 de outubro; tenham participações na seleção nacional da respetiva modalidade (Decreto-Lei 45/2013, de 5 de abril) ou que obtenham o reconhecimento da respetiva federação, através de uma declaração, nos termos da recomendação da União Europeia aos Estados Membros.
 
As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola são estruturas técnico-pedagógicas criadas no âmbito da Direção Geral de Educação que procuram articular agrupamentos de escola, encarregados de educação, federações desportivas, agentes e municípios. 
 
Conciliar, com sucesso, a atividade escolar e a prática desportiva em atletas de alto rendimento ou pertencentes a seleções nacionais são os principais objetivos deste projeto.