Sociedade

Hospital de Portimão já tem Via Verde AVC

 
A Unidade Hospitalar de Portimão passou a integrar a rede da "Via Verde de AVC", permitindo que os doentes provenientes dos vários concelhos do barlavento algarvio com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) possam ser rapidamente direcionados para esta Unidade Hospitalar.

Em comunicado o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), explica que o programa "Via Verde do AVC" tem sido implementado desde o início de 2006 em várias zonas do país, "fazendo a triagem dos casos através da deteção dos sintomas, evitando paragens desnecessárias em centros de saúde ou hospitais sem o equipamento e pessoal especializado para o efeito". Até agora, no Algarve, os doentes com sintomas de AVC eram encaminhados apenas para a Unidade Hospitalar de Faro.
 
O CHUA recorda que o AVC continua a ser uma das principais causas de morte e de morbilidade em Portugal no conjunto das doenças cardiovasculares, sendo que as primeiras horas após o início dos sintomas são essenciais para o socorro da vítima.