Saúde

Unidade de Terapia Familiar do Algarve já ajudou mais de 1000 famílias

 
A Unidade de Terapia Familiar da Administração Regional de Saúde do Algarve (ARS) comemora, esta quarta-feira, quinze anos de atividade. De acordo com a ARS, ao longo dos últimos 15 anos, a equipa de terapeutas familiares já ajudou 1040 famílias, casais e casais pós-divórcio.

A Unidade de Terapia Familiar (UTF) iniciou a sua atividade em 2007 em Faro, surgindo como base de um projeto realizado por dois terapeutas familiares, Pedro Teigão e Alexandra Alvarez. 
 
Com a criação deste serviço de saúde público, único a nível estatal vocacionado apenas para a terapia familiar e de casais, o objetivo centra-se em atender famílias em crise, dispondo de médicos de família das Unidades de Saúde Familiares e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados do distrito de Faro. 
 
Coordenada por Pedro Teigão, com uma equipa de quatro terapeutas familiares, a unidade trabalha com aquilo que as famílias levam para as consultas, de modo a fazer acreditar que têm capacidades para ultrapassar os seus problemas. 
 
As consultas são confidenciais e sem custos. Os utentes podem ser referenciados pelo seu médico de família ou autorreferenciarem-se através do e-mail: utf@arsalgarve.min-saude.pt.