Foi inaugurada na passada sexta-feira a Unidade Sócio-Ocupacional para Adolescentes com problemas de saúde mental, equipamento social da responsabilidade da ASMAL, pioneiro no país
O edifício localiza-se na cidade de Loulé, no Loteamento Industrial, junto do Centro de Educação, Formação e Integração Profissional da ASMAL (centro de reabilitação profissional).
Esta resposta social visa desenvolver programas de reabilitação psicossocial para adolescentes dos 13 aos 17 anos, com perturbação mental ou com perturbação do desenvolvimento e estruturação da personalidade, com reduzido ou moderado grau de incapacidade psicossocial, clinicamente estabilizados.
A obra foi cofinanciada pelo PRODER (Medida 3.2 - Melhoria da Qualidade de Vida), com uma comparticipação de € 97 440 por parte do Município. No entanto, o apoio institucional do Município à ASMAL na construção das suas instalações rondou os € 238 000.
Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, congratulou-se com a realização da obra e sua implantação em Loulé, mas que irá servir toda a região. Nesse sentido, sublinhou o facto de este Concelho “acolher instituições e serviços que têm uma dimensão regional e ser polarizador de atividades também no campo e domínio da saúde”.
Relativamente ao papel da ASMAL no contexto social, o presidente da Autarquia falou do apoio às empresas e a outras entidades empregadoras no domínio da empregabilidade das pessoas com deficiência e incapacidades, “servindo como adjuvante para a total integração de quem já se sente ou é marginalizado pela sociedade”. O autarca enalteceu ainda os profissionais desta instituição e “o bom exemplo naquilo que é a defesa dos valores essências da vida e que de uma forma ou de outra se ligam a duas traves mestras da natureza humana como sejam a Educação e a Formação”.
O autarca manifestou ainda a disponibilidade em colaborar e cooperar com a ASMAL em todas as suas ações, “tal como tem acontecido ao longo do tempo e que aqui e agora se reforça”.