A Universidade do Algarve, representada por António Branco, reitor da UAlg, e a Caixa Geral de Depósitos, por Fernando Geraldes, diretor comercial do Sotavento Algarvio, renovaram, no dia 4 de dezembro, um protocolo, reconhecendo, as vantagens de cooperação mútua entre as duas instituições.
Esta colaboração, que se iniciou em 1998, apresenta agora novas valências, adequadas às evoluções sociais e ao progresso verificado nas áreas em que as duas instituições desenvolvem a sua atividade.
A título de exemplo desta colaboração, António Banco frisou a produção de cartões de identificação dos alunos, docentes, investigadores, pessoal não docente e dos alumni da UAlg, quer tenham ou não associada a componente bancária.
Já no que diz respeito ao financiamento global desta parceria, o reitor esclareceu que irá ser associado a componentes como a cultura, a produção de ciência e o mérito académico. Novidade deste novo protocolo é a relação mais próxima com o CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve, dando maior relevo à criação de novas empresas, através de um apoio financeiro mais especializado e direcionado para os novos empreendedores.
Fernando Geraldes fez questão de referir uma colaboração profícua de mais de 20 anos, realçando o valor acrescentado desta parceria. Para o diretor comercial do Sotavento Algarvio, esta parceria trará vantagens não só para as entidades envolvidas, mas também para a região, através do CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia. “A CGD conhece o mercado, os circuitos comerciais, as entidades desbloqueadoras para este tipo de processos”, explica Fernando Geraldes.
O protocolo agora assinado tem a vigência de quatro anos.