Protocolo pretende reforçar as relações entre as duas instituições nas áreas da formação e da investigação.
«Marrocos: um destino turístico próximo e complementar» serviu de mote para a conferência que se realizou hoje no auditório verde da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus de Gambelas, e para a assinatura de um protocolo de colaboração entre a UAlg e o Instituto Superior Internacional de Turismo de Tânger.
Este protocolo pretende reforçar as relações entre as duas instituições nas áreas da formação e da investigação.
A cooperação será estabelecida nos domínios de interesse para ambas as instituições, nomeadamente no que respeita ao intercâmbio de docentes, investigadores e estudantes, na cooperação técnica e científica, em domínios em que existam valências apropriadas.
A colaboração estende-se ainda a alguns domínios de ensino e da promoção de ações específicas de formação, designadamente na realização conjunta de conferências, colóquios, seminários e atividades similares.
A sessão de abertura foi presidida por António Branco, reitor da Universidade do Algarve, Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro, e Karima Benyaïch, embaixadora de Marrocos.
Nesta conferência, foi condecorado o arquiteto José Alegria, cônsul honorário do Reino de Marrocos no Algarve. Esta condecoração teve como objetivo distinguir o trabalho de José Alegria, em prol do estreitamento de laços entre Marrocos e Portugal.
Destaque ainda para a intervenção da embaixadora de Marrocos sobre a emergência do Turismo neste país e para a apresentação dos Conselhos Regionais do Turismo de Tanger-Tetouan e de Doukkala-Abda, com moderação do cônsul honorário do Reino de Marrocos no Algarve.
A sessão de encerramento esteve a cargo de Elidérico Viegas, presidente da Associação dos Hoteleiros e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).
Esta conferência foi organizada pela Universidade do Algarve, Embaixada do Reino de Marrocos em Portugal, AHETA e Office National Marocain du Tourisme.