Economia

Universidade do Algarve incentiva relação de proximidade entre diferentes setores

Segundo nota de imprensa da Ualg, foram muitos os representantes das autarquias e de empresas algarvias que quiseram marcar presença no seminário de lançamento do projeto "Intersetor", que teve lugar no dia 16 de outubro, na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.

PUB
 
Projeto promovido pela UAlg, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, em parceria com a AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve, contando com o financiamento do SIAC – Sistema de Ações Coletivas do Programa Operacional Algarve 21.
 
Partindo da constatação de que, no Algarve, existe grande especialização no setor do turismo e uma fraca proximidade entre os vários setores de atividade, este projeto visa impulsionar a variedade relacionada no tecido económico da região, incorporando os princípios da Estratégia de Desenvolvimento Inteligente para o Algarve (RIS 3), definida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve para o próximo período de programação dos fundos comunitários (2014-2020).
 
Para o cumprimento deste objetivo, a Ualg informa que foram criados quatro grupos intersetoriais, que abrangem no total seis setores considerados estratégicos: Turismo, Mar, TIC, Ciências da Vida e da Saúde, Agroalimentar e Energia.
 
Ao longo do mês de novembro, as empresas dessas áreas serão convidadas a participar em 16 workshops, um por cada concelho da região, durante os quais poderão conhecer em profundidade mecanismos para criar redes de cooperação e quais as suas vantagens. 
 
Além das empresas, esses workshops pretendem envolver igualmente as autarquias; associações empresariais e de desenvolvimento local; entre outros agentes económicos.
 
Para este ano, está agendada ainda uma outra atividade, no âmbito do projeto Intersetor, tratando-se da INOVA 2015 - Conferência e Feira de Variedade Relacionada -, que se realiza a 10 de dezembro com o intuito de identificar oportunidades de financiamento, parcerias e projetos.
 
Em janeiro de 2015, decorre um período de amadurecimento e seleção dos projetos. A fase seguinte acontece de fevereiro a abril, com a preparação, submissão e acompanhamento de candidaturas ao CRESC ALGARVE 2020.