Sociedade

Universidade do Algarve realizou périplo por terras do "Tio Sam"

Entre 28 de maio e 12 de Junho, a Universidade do Algarve realizou uma visita a várias instituições de Ensino Superior nos Estados Unidos da América, com vista a divulgar as atividades de ensino e investigação da UAlg.

PUB
 
Este périplo no mês de Portugal nos EUA (Month of Portugal in US) incluiu ainda a participação da UAlg na visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Boston, Providence e New Bedford, por ocasião das comemorações do Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas.
 
A Academia algarvia revela em nota de imprensa que fez-se representar pela vice-reitora para a Investigação e Internacionalização, Alexandra Teodósio, e pela coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade, Marleni Azevedo.
 
Esta visita iniciou-se com a participação da UAlg na maior conferência internacional de Educação a nível superior, a NASFA 2018, que decorreu em Filadélfia, de 28 a 30 de maio. Neste âmbito, foram realizadas reuniões com diferentes universidades da América do Sul, para potenciar e celebrar novos protocolos de cooperação.
 
Finalizou-se um acordo geral com a Universidad de EAFIT, na Colômbia.
 
Ainda, durante o evento procedeu-se à assinatura do protocolo com a University of Maryland Baltimore County, e acordou-se a realização de um evento conjunto luso-americano na área da inovação pedagógica no ensino superior.
 
Nos dias 4 e 5 de junho, deslocaram-se a Miami. Na Florida International University estabelecerem-se contactos com várias unidades orgânicas, em várias áreas de ensino e investigação, similares à Universidade do Algarve, de forma a preparar projetos futuros de mobilidade de estudantes, pessoal docente e não docente (ERASMUS plus, FLAD, Fulbrigth) entre as duas Universidades.
 
De 6 a 8 de junho visitaram a Califórnia, mais concretamente a University of California, Davis (UC Davis) e a Bodega Bay Lab Institute. Redigiu-se um protocolo de cooperação geral e analisaram-se formas concretas de intercâmbio de estudantes de doutoramento, em unidades curriculares transversais, que serão desenvolvidas em comum entre os programas das duas universidades.
 
Este périplo realizou-se no âmbito do projeto “Algarve is Our Campus - Study and Research in Algarve”, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Algarve - CRESC Algarve 2020, através do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização, que tem como objetivo promover e reforçar a notoriedade e atratividade da Universidade do Algarve e da Região, através da implementação de ações que visam a internacionalização e o consequente aumento do número de estudantes, docentes e investigadores internacionais.