Sociedade

Universidade do Algarve recebe eliminatórias regionais do concurso Famelab Portugal

Pelo segundo ano consecutivo, a Universidade do Algarve vai ser palco de uma das eliminatórias regionais do concurso Famelab Portugal, que irá realizar-se às 18h00 do dia 28 de fevereiro, no Anfiteatro Verde (edifício 8), no Campus de Gambelas.

PUB
 
Os interessados podem candidatar-se até ao dia 15 de fevereiro, informou a Ualg.
 
O FameLab é um concurso internacional de comunicação de ciência. Cada concorrente tem três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os temas científicos mais diversos, recorrendo sobretudo à palavra e ao gesto, sem a ajuda de suporte multimédia. Os concorrentes são julgados pelo conteúdo, clareza e carisma das suas apresentações, explica nota da Universidade.
 
O concurso foi criado com o objetivo de aproximar a ciência e os cientistas do público em geral e está aberto a qualquer pessoa com idade igual ou superior a 18 anos, que trabalhe ou estude nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática.
 
Na eliminatória que irá realizar-se na UAlg vão ser selecionados no máximo três semifinalistas que, posteriormente, irão às semifinais, em março 2019. Os vencedores das semifinais ficarão apurados para final nacional do concurso (abril-maio 2019). Todos os finalistas vão participar numa masterclass de comunicação de ciência antes de se apresentarem na grande final nacional.
 
O vencedor da final nacional FameLab Portugal 2019 representará Portugal na final internacional que se realiza no Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, em junho de 2019.
 
A eliminatória é aberta ao público e tem entrada livre.
 
Os concorrentes devem submeter, em formulário de candidatura online, um vídeo com a apresentação oral do tema escolhido. A qualidade e o formato do vídeo não são importantes, mas devem transmitir ao júri uma ideia clara do que vai ser a apresentação nas eliminatórias regionais, perante o público. As apresentações nas fases que decorrem em Portugal são efetuadas em português, mas o vencedor nacional fará as apresentações nas meias-finais e final internacionais em língua inglesa.
 
Em Portugal, esta iniciativa é promovida pelo British Council e pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. No Algarve, é uma parceria que, além da Universidade do Algarve, conta com a participação dos Centros de Ciência Viva de Lagos, do Algarve e de Tavira.