Sociedade

Uso da cana na bioconstrução é tema da próxima «Conversa Qriativa»

Foto|Cooperativa Voltes
Foto|Cooperativa Voltes  
“A Cana e a sua utilização na arquitetura sustentável” será o tema da 5ª Conversa Qriativa, em formato digital, que contará com a participação da cooperativa Voltes de Barcelona, no dia 22 de outubro, às 18:30.

Segundo adianta a cooperativa algarvia QRER, e promotora da iniciativa, Voltes é uma cooperativa especializada em vários campos da arquitetura e urbanismo: bioconstrução e sustentabilidade, reabilitação, participação cidadã, educação e antropologia. Baseia-se na capacitação por meio do trabalho coletivo, na capacidade das pessoas para definir os espaços habitados, e encaram a sua prática como uma ferramenta de transformação social, numa relação de respeito entre o ambiente construído e a sociedade.
 
A QRER explica que a cana (Arundo donax) é uma matéria-prima abundante no Baixo Guadiana, "cujo potencial de utilização em áreas como a construção é bastante interessante", sendo que a próxima «Conversa Qriativa» pretende precisamente dar a conhecer esse valor. 
 
Num momento em que se pretende apostar cada vez mais em modelos de desenvolvimento sustentável e de apoio à economia local das regiões do interior, a utilização da cana em bioconstrução pode abrir espaço a iniciativas inovadoras de valorização dos recursos endógenos e na criação de emprego, sublinha a cooperativa algarvia. Em novembro está previsto realizar um workshop e em 2021 vão realizar-se cursos e apoio ao estabelecimento de iniciativas empreendedoras em torno desta temática. A ação integra-se numa abordagem de valorização da Cana, em parceria com a Câmara Municipal de Alcoutim, incluindo a criação de um espaço de valorização e inovação da Cana a criar em Alcoutim.
 
Refira-se que a 5ª «Conversa Qriativa» é promovida pela Cooperativa QRER que dinamiza a QRIAR - Incubadora Criativa do Algarve no âmbito do projecto Magallanes_ICC, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), do programa Interrreg V A España - Portugal (POCTEP) 2014 - 2020.
 
Um projeto que conta também com o apoio das Câmaras de Loulé e de Alcoutim, União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim e da Escola Profissional Cândido Guerreiro de Alte.
 
Apesar das inscrições serem gratuitas, os interessados deverão realizar a sua inscrição através deste formulário online até às 23:00 de dia 20 de Outubro de 2020.