A Administração Regional de Saúde do Algarve deliberou hoje aprovar um protocolo entre o Centro Hospitalar do Algarve, EPE e o Grupo Hospital Particular do Algarve com vista a reforçar o atendimento aos utentes de Ortopedia na região como forma de colmatar a atual carência de profissionais desta especialidade.
O referido protocolo entrará em vigor na próxima terça-feira, 26 de abril e consiste no tratamento nas unidades de Alvor (Portimão) e Gambelas (Faro), dos utentes provenientes das urgências das unidades hospitalares do Centro Hospitalar do Algarve, EPE em situação de necessidade de assistência na valência de Ortopedia.
A ARS frisa que com esta medida "pontual e transitória", que terá a duração de 30 dias, prevê-se melhorar o acesso dos utentes aos serviços de Ortopedia num esforço de parceria entre o Serviço Nacional de Saúde e prestadores privados da região.
Apesar deste novo protocolo, a ARS lembra que neste âmbito já se encontra em vigor um outro acordo específico de colaboração na especialidade de Ortopedia entre o Centro Hospitalar do Algarve, EPE e o Centro Hospitalar Lisboa Norte EPE, o Centro Hospitalar Lisboa Central EPE ou no Centro Hospitalar de Setúbal EPE.
Paralelamente a estes acordos a Administração Regional de Saúde do Algarve e o Centro Hospitalar do Algarve dizem continuar a apostar na contratação e fixação na região de novos especialistas.