Segundo informação que nos foi avançada por Bruno Gabriel, utente do CHUA e membro do grupo de utentes que se uniu em torno desta causa, o Serviço Medicina Física e Reabilitação, no setor de Terapia Ocupacional-Reeducação da Mão, disponibiliza aos utentes do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve um equipamento inovador, denominado Mobilização Analítica Progressiva e Sequenciada.
Esta aquisição resultou, segundo Bruno Gabriel, da boa vontade de alguns utentes deste serviço e dos profissionais do setor que angariou largas centenas de euros para poder oferecer uma técnica inovadora a todos quantos precisam.
O equipamento permite um método de tratamento para a reeducação da mão e extremidade superior que usa a mecanoterapia para facilitar a mobilização.
Trata-se de um equipamento usado na Reeducação da mão, utilizando sequências de exercícios, cuja intensidade tem vários níveis, podendo ser ajustados progressivamente durante o tratamento.
Segundo os terapeutas ocupacionais do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação, este equipamento, “associado à abordagem terapêutica específica e individualizada do reeducador da mão permite atingir melhores resultados no plano terapêutico”.
O equipamento consiste num “tabuleiro” com graduações diferentes que permite exercícios personalizados para cada paciente e que pode ser complementado com uma variedade de acessórios.
Permite fazer reeducação funcional das estruturas da mão afetadas através de um sistema inovador de biomecânica da mão e de técnicas, podendo ser usado em lesões traumáticas da mão, rigidez, lesões nervosas, e incapacidades funcionais.
A Terapia da Mão é uma valência específica da Terapia Ocupacional, inserida no Serviço de Medicina Física e de Reabilitação do CHUA, unidade de Faro, que pela dinâmica e conhecimento dos profissionais, é um serviço de referência na região.