Entre os dias 6 e 8 de abril os caminhos do concelho de Alcoutim captaram nova vida com a realização da quinta edição do Festival de Caminhadas.
A iniciativa, inicialmente agendada para o início de março e adiada devido às condições climatéricas, realizou-se com sucesso, contando com mais de 300 participantes nos três dias de caminhadas temáticas onde a observação e interpretação da natureza, observação de aves, acompanhar um pastor e o seu rebanho de cabras, a experiência de cozer pão ou procurar das abelhas foram algumas das propostas realizadas, revela a autarquia em nota de imprensa.
A iniciativa decorreu pela margem do rio Guadiana, dos dois lados da fronteira, junto à ribeira do Vascão, na serra do Caldeirão, percorrendo vários lugares no concelho de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana. Com 13 caminhadas programadas, o evento captou público de origem regional, nacional e estrangeiro, fortalecendo a promoção do território.
O Festival de Caminhadas de Alcoutim, Sanlúcar de Guadiana é um evento organizado pela Câmara Municipal de Alcoutim em parceria com o Ayuntamiento de Sanlúcar de Guadiana com o objetivo promover as potencialidades do interior do Algarve enquanto destino turístico ativo e de natureza, e também o património natural e cultural da região.
Este ano, esteve pela primeira vez, integrado no Algarve Walking Season, um novo evento regional apoiado pelo Turismo de Portugal e pelo Turismo do Algarve, que surgiu no âmbito de uma candidatura ao programa Valorizar e tem como objetivo promover, em conjunto o Festival de Caminhadas de Alcoutim, o Walking Festival Ameixial e o novo Festival de Caminhadas a realizar em Lagos e, com isso, atrair mais pessoas à região.