Sociedade

V Semana da Saúde e Bem-Estar de Montenegro promove exercício físico e cuidados médicos abertos à população

 
Incentivar a população a adotar hábitos para uma vida mais saudável é o objetivo da V Semana da Saúde e Bem-Estar de Montenegro, que decorrerá de 15 a 20 de maio, com um vasto programa de atividades promovido pela Junta de Freguesia local.

 
Rastreios, provas desportivas e sessões terapêuticas, fazem parte do  conjunto de propostas lançadas pela JF de Montenegro, em parceria com os ginásios locais, a Associação Oncológica do Algarve, o Movimento de  Apoio à Problemática da Sida (MAPS), unidades de saúde e estabelecimentos comerciais da Freguesia.
 
De acordo com o Presidente da JF, Steven Sousa Piedade, trata-se de uma iniciativa dirigida a todos os escalões etários que, para além de  fomentar hábitos mais saudáveis e a prática do exercício físico, permitirá aos munícipes utilizarem gratuitamente os ginásios locais e avaliarem o seu estado de saúde através de rastreios em diversas especialidades médicas.
 
“Promover a saúde e o bem-estar da população tem sido uma preocupação da nossa autarquia. Verifica-se uma forte tendência, por parte de grande parte das crianças e de adultos, para uma vida sedentária, sem exercício físico e com pouca atenção à questão alimentar e o que pretendemos é contrariar esta realidade”, refere Steven Sousa Piedade, para sublinhar a “necessidade de promoção de uma nova consciência sobre esta temática, junto de escalões mais sensíveis, como a infância e a terceira idade”.
 
Realçando a importância do evento enquanto “excelente oportunidade” para que toda a população possa usufruir de atividades e campanhas gratuitas, o autarca considera que a participação nesta semana da saúde pode representar o início de hábitos mais adequados à qualidade  de vida.
 
Assim diariamente,  entre as 10h00 e as 12h30, decorrerão rastreios às doenças sexualmente transmissíveis, nas instalações do MAPS, enquanto na farmácia Assunção serão efetuados despistes a problemas relacionados à audiologia (dia15), à proteção solar (dia17) aos cuidados capilares (dia18) e do síndrome metabólico (dia19). Por sua vez a Associação Oncológica do Algarve promove, no dia 19, um rastreio onde serão transmitidas noções básicas sobre o cancro, devendo as inscrições ser feitas nas instalações da Junta.
 
Os hábitos alimentares também vão estar em destaque. No dia 16, a população terá oportunidade de participar numa degustação de  suplementos na farmácia Assunção, no dia 19 poderá inscrever-se num showcooking de cozinha saudável e, no dia 20, num rastreio de nutrição, entre as 15h00 e as 18h00 na JF, com a nutricionista Rita Santo.
 
Durante a semana os ginásios locais abrem as portas a quem queira praticar exercício físico mas, diariamente, serão organizadas diversas iniciativas, com concentração na Junta de Freguesia. 
 
Estão agendados treinos funcionais nos dias 15 e 19, a partir das 19h30, provas de corrida/caminhada (dias 16 e 18, às 9h30), a caminhada ‘Junta-te a  Nós’ (dia 17, às 20h), uma corrida (dia 19, às 19h30) e, no dia 20, a partir das 10h00, a iniciativa ‘Caminhar pela Saúde em Família’, com prevenção cárdio vascular, alimentação saudável e atividade física, na zona do Ludo.
 
No âmbito desta quinta edição decorrerá diariamente, na escola EBI/JI de Montenegro, o rastreio Universo das Letras (Terapia da Fala), orientado por Mathilda Torbeyns e Tânia Arrais e dirigido aos alunos do 3º e 4º anos. 
 
O programa inclui ainda, no dia 18, a iniciativa ‘A  Escola Vai ao Centro de Saúde’, destinada a uma turma do 1º ciclo e, no dia 20, às 10h00, uma aula de Yoga, na Praia de Faro, com a instrutora Rita Domingues.
 
“O objetivo foi ir ao encontro dos mais variados interesses para que toda a população se sinta identificada com o evento e participe de forma ativa nas diferentes iniciativas, algumas abertas às famílias o que é sempre muito salutar”, salienta Steven Sousa Piedade, que convida toda a população a juntar-se a esta Semana da Saúde.
 
Algarve Primeiro