Saúde

Vacinas contra a gripe disponíveis gratuitamente nas farmácias de Olhão

 
O município de Olhão voltou a aderir ao Programa Vacinação SNS Local, que permite, através do investimento da autarquia, que a população elegível possa deslocar-se a uma das farmácias aderentes para que lhe seja ministrada gratuitamente a vacina.

Segundo informa a autarquia em nota de imprensa, para esta época gripal, encontram-se disponíveis no âmbito do Serviço Nacional de Saúde 2,5 milhões de doses de vacinas contra a gripe. A administração ocorrerá, predominantemente, em contexto do Serviço Nacional de Saúde, mas também em contexto de farmácia comunitária, no âmbito do Programa Vacinação SNS Local, ao qual o município de Olhão voltou a aderir, em parceria com o Ministério da Saúde e a Associação Nacional de Farmácias.
 
Com o apoio financeiro do município, as farmácias comunitárias apoiam a vacinação das populações entre os 6 meses de idade e os 64 anos que tenham as patologias crónicas ou condições abrangidas pela vacinação gratuita.
 
Para tal, os cidadãos abrangidos por esta medida deverão dirigir-se a uma das farmácias aderentes para que lhes seja administrada, de forma gratuita, a vacina da gripe.
 
Na mesma nota, a autarquia descreve que, os interessados devem fazer-se acompanhar pela respetiva prescrição médica eletrónica, que lhes será enviada via SMS ou, em alternativa, se encontrará disponível na Plataforma de Prescrição Eletrónica de Medicamentos.
 
Lista das farmácias aderentes:
 
Farmácia Progresso – Olhão;
Farmácia Rocha – Olhão;
Farmácia Pacheco – Olhão;
Farmácia Olhanense – Olhão;
Farmácia Brito – Olhão;
Farmácia Nobre Sousa – Quelfes;
Farmácia Mendes Segundo – Fuseta;
Farmácia Soares – Moncarapacho.
 
O município lembra ainda que, numa altura em que a situação epidemiológica volta a colocar Portugal e a Europa em alerta, a adesão a este programa constitui mais uma medida de salvaguarda da saúde pública.