Cultura

Vai ser lançada obra que percorre os 90 anos do Grupo Folclórico de Faro

O lançamento do livro “Corridinho de Memórias | Grupo Folclórico de Faro – Mais de 90 Anos a Dançar!” vai decorrer na próxima sexta-feira, 12 de janeiro, às 18h30, no Museu Regional do Algarve, em Faro.

PUB
Segundo nota da Câmara de Faro, "o mais antigo dos grupos de folclore da região algarvia foi formado em Faro por Serafim Carmona, no início dos anos 30". Teve como principal impulsionador Henrique Bernardo Ramos - grande figura do folclore algarvio que liderou o grupo durante quase 40 anos.
 
Na sua génese estiveram muitos dos grandes acordeonistas que marcaram uma época: José Ferreiro Pai, António Madeirinha, José Massena Fialho (o “Céguinho da Luz”), José Padeiro, Armindo Barbosa, José Granja, Marum, entre muitos outros.
 
Evidencia o município que, para além de apresentações por todo o País, o grupo tem vindo a participar em inúmeros festivais internacionais de folclore, tendo já efetuado deslocações a Espanha, França, Marrocos, Canadá, EUA, Itália, Brasil, Turquia, Suíça, México, Hungria, República Checa, Chipre, Grécia, Rússia, Eslovénia, Bélgica, Polónia, Argentina, Uruguai e Croácia.
 
Participou em diversos trabalhos e publicações de carácter etnográfico, em desfiles e exposições de trajes, e várias edições discográficas.
 
Considerado como uma verdadeira instituição da capital algarvia, o Grupo Folclórico de Faro foi distinguido pela Câmara Municipal, em 2002, com a Medalha de Ouro da Cidade. Em 2014, recebeu a Medalha e o Diploma de Mérito atribuídos pela União das Freguesias de Faro. Em 2015, recebeu o Prémio Figuras, atribuído pelo Teatro Municipal de Faro, pela realização do FolkFaro – Folclore Internacional Cidade de Faro.
 
Em 2017, o Município de Faro atribuiu o piso superior do edifício histórico do Solar do Capitão-Mor ao grupo folclórico, com a inauguração da sua sede.
 
Em 2021, foi inaugurado um monumento de homenagem ao Grupo Folclórico de Faro, intitulado “O Corridinho”, da autoria do escultor Carlos de Oliveira Correia, numa das novas rotundas da cidade.