Através do seu projeto educação ambiental em movimento, o Oceanário de Lisboa convida a população a participar, gratuitamente, em atividades lúdicas e pedagógicas que promovem o conhecimento dos oceanos e a conservação do património natural.
Entre os dias 7 e 12 de março, o Vaivém Oceanário vai estar em Olhão, no Jardim Pescador Olhanense.
A comunidade escolar é também convidada a explorar a diversidade de bens e serviços fornecidos pelos oceanos e conhecer o valor e o impacto que têm para o planeta.
Os “navegadores de palmo e meio” do ensino Pré-escolar vão ajudar o Vasco, a mascote do Oceanário, a perceber o que quer ser quando crescer. Os alunos do 1º e 2º Ciclos vão viajar pelo mar português na companhia do rei D. Carlos I e reconhecer a riqueza dos oceanos. Já os “navegadores” do 3º Ciclo e Ensino Secundário vão investigar o território marítimo nacional e apreender as suas potencialidades no âmbito do novo mapa “Portugal é Mar”.
Dia 9 de março, os professores vão poder realizar um workshop que pretende explorar o novo mapa de Portugal, que revela uma nova dimensão do território que integra o leito e o subsolo do mar além das 200 milhas náuticas.
Esta ação de formação tem como objetivo consciencializar para o potencial do mar português e alertar para a necessidade da conservação do meio marinho.
Para o público em geral, o Vaivém Oceanário tem preparado um quizz que pretende dar a conhecer o papel dos aquários na conservação dos oceanos e as profissões existentes no Oceanário de Lisboa.
Com o objetivo de levar a missão do Oceanário de Lisboa a todo o país e de oferecer uma viagem educativa pelos oceanos, o Vaivém Oceanário já percorreu todos os distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas, visitou 179 municípios e conquistou mais de 200.000 participantes.
Algarve Primeiro