De 3 a 8 de setembro, o Vaivém Oceanário vai estar em Silves, na praia de Armação de Pêra.
O Oceanário de Lisboa, através deste projeto de educação ambiental em movimento, convida a população da região a participar em atividades lúdicas e pedagógicas, de acesso gratuito, que exploram as diversas profissões relacionadas com os oceanos e a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos.
O consumo sustentável de peixe e marisco é outro dos temas abordados, dando a conhecer ao público sugestões práticas e objetivas para, através da alteração dos seus comportamentos, contribuir para a sustentabilidade dos recursos marinhos.
Vão, ainda, poder participar num quizz, que revela a rotina e as profissões do Oceanário de Lisboa e dá a conhecer o papel dos aquários na conservação dos ecossistemas marinhos.
Os mais pequenos podem ajudar o Vasco numa missão: descobrir o que ele quer ser quando crescer. Vão, ainda, "navegar" pelo mar português na companhia do rei D. Carlos I. A importância das diferentes profissões e a riqueza dos ecossistemas marinhos são o foco destas duas viagens.
Com o objetivo de levar a missão do Oceanário a todo o país e de proporcionar uma viagem educativa pelos oceanos, o Vaivém já percorreu todos os distritos de Portugal Continental e Regiões Autónomas, tendo visitado 173 municípios.
Nesta ação, a decorrer na praia de Armação de Pêra, o Vaivém Oceanário irá atingir o marco dos 200 mil participantes nas suas atividades, desde que o projeto iniciou em 2005.
Pinhel será o próximo "porto" a receber o Vaivém Oceanário, de 20 a 24 de setembro.