Ambiente

Valorização da água marcou Dia do Município de Castro Marim

 
 
 
 
Foi no dia 24 de junho, que Castro Marim celebrou o seu feriado municipal, este ano com enfoque na gestão de recursos hídricos, que tem pautado a agenda do município. À noite, o palco do Revelim de St. António recebeu “Voz e Violão”, de António Zambujo, num concerto que lotou o anfiteatro e contou com a abertura dos músicos Eduardo Marçal e André Ramos.

A sessão solene do Dia do Município contou com a participação da Agência Portuguesa do Ambiente, através de uma abordagem genérica sobre a gestão de recursos hídricos. Foi também apresentado um vídeo, promovido pelas Águas do Algarve, sobre utilização de água para reutilização (ApR), e uma evidência da obra em curso que irá permitir que os campos de golfe Quinta do Vale e Castro Marim Golf se consigam regar através da água tratada da ETAR de VRSA.
 
Na mesma ocasião, a autarquia de Castro Marim apresentou o seu mais recém projeto de sensibilização - o livro infantojuvenil “Vamos Salvar o Dragão”. Inspirado na Barragem de Odeleite, conhecida como ‘Dragão Azul’, escrito e ilustrado por jovens designers castromarinenses, este livro fala sobre a transversalidade da água nos setores da agricultura, consumo humano e atividades económicas.
 
A sessão solene ficou também marcada pelas distinções dos melhores alunos, a quem o município atribuiu uma viagem, e dos alunos de Quadro de Valor e Excelência, aos quais se atribuíram vales de 150 euros para matéria escolar e/ou informático. No mesmo âmbito, foram homenageados o treinador de futsal, coordenador desportivo e dirigente do União Desportiva Castromarinense, Luís Vicente, e o médico veterinário Mário Fernandes da Silva. Foi ainda distinguida a Associação Cegonha Branca, na pessoa do seu dirigente Amadeu Chaves, pelo trabalho desenvolvido no Centro Infantil de Altura e Lar e Centro de Dia de Altura.
 
A sessão foi encerrada pelo discurso do presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, com palavras centradas no futuro e no desenvolvimento do território castromarinense, agradecendo particularmente aos homenageados.
 
A noite de 23 de junho foi preenchida, como habitualmente, com o Grande Arraial de S. João, que decorreu na Praça 1º de Maio, na vila. Animado pela sardinhada e pela música popular, este arraial encerrou também o XXI Concurso de Mastros, fruto do trabalho e entrega de clubes e associações locais, que apostam na continuidade desta tradição. Este ano, o vencedor foi a Casa do Povo do Azinhal; 2º - Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora e Clube da Junqueira; 3º - Associação Cultural Amendoeiras em Flor e Associação Social da Freguesia de Odeleite.