Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 
Vamos ler histórias com os nossos filhos?
Imprimir Partilhar por email
26-08-2015 - 10:16
Os especialistas afirmam que, se os pais soubessem os elevados benefícios das histórias para o desenvolvimento das crianças, “a hora do conto” seria uma rotina a cumprir em todas as casas. Porquê? Isso é o que lhe vamos explicar!
 
Não é novidade que as histórias são essenciais para o desenvolvimento das crianças e uma importante forma de aproximação entre pais e filhos, mas um novo estudo analisou a fundo a complexa - e em alguns pontos surpreendente - relação entre o crescer a ouvir ler livros e o desenvolvimento linguístico.
 
Tendo por base os resultados desse trabalho de investigação publicado na revista Pediatrics, a leitura em casa molda o cérebro das crianças desde a idade pré-escolar.
 
A partir dos resultados obtidos, os investigadores apresentaram diferenças significativas entre as crianças que ouvem e participam nas histórias que lhes são contadas pelos pais e as que ficam à margem dessa experiência.
 
Assim, as crianças cujos pais reportaram ler mais em casa, mostraram uma ativação bastante maior de áreas cerebrais numa região do hemisfério esquerdo ligada à integração multissensorial do que as restantes.
 
O principal autor do estudo, John S. Hutton, investigador clínico no Cincinnati Children's Hospital Medical Center clarificou que, esta zona do cérebro, que é conhecida por estar extremamente ativa quando as crianças mais velhas lêem livros por si próprias, revelou o mesmo efeito quando as crianças mais novas ouvem histórias.
 
Neste sentido, este estudo vem acrescentar que, as crianças mais expostas a livros e à leitura em casa mostram uma diferença significativa de atividade em áreas do cérebro que processam associação visual, mesmo que, os mais novos estejam apenas a ouvir ou não haja imagens nos livros.
 
À Pediatrics o autor do estudo clarificou que, "Quando as crianças estão a ouvir histórias, estão a imaginar na sua mente", como exemplo Hutton mostrou como o cérebro infantil funciona no momento da ação: “o sapo saltou por cima do tronco”. Automaticamente a criança pensa: “Eu já vi um sapo, eu já vi um tronco, como é que isto será?"  
 
De acordo com o autor do estudo, os diferentes níveis de ativação cerebral, sugerem que uma criança que tem mais prática a desenvolver estas imagens visuais terá uma maior probabilidade de desenvolver habilidades que, mais tarde a ajudarão a produzir as suas próprias imagens e textos. 
 
Perante os resultados obtidos em várias etapas do estudo, o investigador afirma que a leitura ajuda as crianças “a perceber qual o aspeto das coisas e poderá ajudá-las na transição para livros sem imagens.” 
 
Ao mesmo tempo, a história "Irá ajudar a construir melhores leitores no futuro, já que, as crianças desenvolveram essa parte do cérebro que as ajuda a perceber o que se passa no que acabaram de ouvir."  
 
Na mesma revista de especialidade, o investigador demonstra que o livro poderá ajudar também a estimular a criatividade de uma forma que a televisão não consegue. "Quando lhes mostramos um vídeo de uma história, estamos a tirar-lhes o trabalho, já que as crianças não têm de imaginar a história; está apenas a ser-lhes dada."  
 
O estudo concluiu ainda que a linguagem dos livros, quando comparada com a linguagem usada pelos pais ao falar com os filhos no quotidiano, é mais completa, expondo, por isso, as crianças a um vocabulário mais rico e alargado.
 
Partindo destes resultados, vale a pena dedicar alguns minutos diários a uma história que, também vai permitir que a criança adormeça mais confortada, mais acarinhada e, sobretudo, cansada!
 
Fátima Fernandes
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Os filhos não resolvem os problemas dos pais



-

Tem “paciência” para os seus filhos?



-

Quando estamos em pleno numa relação, ela é duradoura e feliz



-

Quando “eles” querem experimentar as tarefas domésticas



-

Até que ponto a (sua) família é um “porto-seguro”?



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Já conhece o cartaz da 38ª Concentração de Motos de Faro?

Já conhece o cartaz da 38ª Concentração de Motos de Faro?

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ricardo Teodósio garante nos Açores novo pódio no Campeonato de Portugal de Ralis

Ricardo Teodósio garante nos Açores novo pódio no Campeonato de Portugal de Ralis

ver mais
 
Associativismo debatido em Lagos conclui que "pessoas vivem voltadas para si mesmas e não para a sociedade"

Associativismo debatido em Lagos conclui que "pessoas vivem voltadas para si mesmas e não para a sociedade"

ver mais
 
Karaté:Torneio Solidário Município de Olhão abre inscrições para atletas com deficiência motora

Karaté:Torneio Solidário Município de Olhão abre inscrições para atletas com deficiência motora

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio