Sociedade

Vamos olhar para o céu! Temos Superlua!

Esta será uma segunda-feira especial! Vamos poder apreciar a maior Lua das últimas décadas!

PUB
 
Hoje vamos ser presenteados com uma nova superlua, mas esta tem algo de especial. É a maior de todos os tempos e existem alguns pequenos truques para a ver em todo o seu esplendor.
 
Dado que a orbita da lua é eliptica, estes processos naturais acontecem de forma recorrente dando-nos espetáculos únicos. 
 
A particularidade desta superlua de hoje é que será a que mais perto do nosso planeta estará, a apenas 350 mil quilómetros da Terra, algo que não acontecia desde 1948 e que só será repetido em 2034.
 
A superlua é um fenómeno simples de explicar e não tem nada de sobrenatural, como há muitos séculos se pensava. 
 
Tal com a lógica nos indica, uma superlua é uma lua cheia que está muito mais perto da terra do que é normal. Estas luas especiais são 30% maiores e 14% mais brilhantes que qualquer outra normal lua cheia.
 
Para assistir a este fenómeno natural, que estará no seu máximo durante um período curto, que não durará mais de uma hora, existem alguns conselhos que deve seguir.
 
Segundo o OAL (Observatório Astronómico de Lisboa), a melhor ocasião para se observar a Superlua é no instante do seu nascimento, que no dia 14 ocorre às 17h49. 
 
Nessa altura, por a lua estar próxima do horizonte, o aumento do seu diâmetro vai parecer ainda maior do que a ampliação de 14% causada pela ocorrência de Superlua. 
 
Isto é uma ilusão de ótica, mas concorre para que a ocasião mais interessante para a observação da Superlua seja o momento do seu nascimento. 
 
No dia seguinte, dia 15 de novembro, a lua nasce às 18h40 e continuará a parecer maior do que o habitual.
 
O local ideal para se observar o fenómeno é aquele que tenha o horizonte desimpedido na direção NE, pois a lua nasce com o azimute 108º contado de Sul para Este. 
 
Algarve Primeiro