Esta terça e quarta feira, a Escola Naval da Marinha Portuguesa, escolheu Olhão como porto de passagem dos seus veleiros durante a viagem de instrução dos cadetes do 3º ano.
O NRP Zarco e o NRP Polar, são assim as duas embarcações atribuídas à Escola Naval, para efeitos de instrução no mar e aprofundamento do espírito de corpo e de missão dos cadetes.
Os navios encontram-se atracados no Porto de Pesca, junto à Estação Salva-Vidas, estando abertos a visitas.
Ao final da tarde desta terça-feira, o presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, visitou os veleiros e deu as boas-vindas aos convidados.
O Autarca, executivo e vereação, visitaram por dentro as duas embarcações, ficando a conhecer de perto o quotidiano dos cadetes na sua formação prática.
António Miguel Pina, aproveitou a oportunidade para informar os presentes de que Olhão, guarda na sua história, o feito dos homens do Caíque Bom Sucesso, barco que foi ao Brasil dar, em primeira mão, a boa nova ao Príncipe Regente da revolta dos olhanenses contra as invasões francesas. Um dos barcos mais utilizados pelos olhanenses na pesca desde que, no século XVIII, Olhão se tornou um dos mais importantes portos do Algarve e do país, sendo utilizado também para transporte de mercadorias, por ser resistente, veloz e de fácil manobra.
Com a intenção de perpetuar a história de Olhão, bem como a memória das gentes marítimas, a Câmara Municipal de Olhão mandou construir uma réplica do Caíque Bom Sucesso, a qual se destina a promover ações culturais e lúdicas através de visitas e de passeios, à vela ou a motor, quer na Ria Formosa quer ao longo da costa, e que se encontra ancorado em frente aos Mercados de Olhão.
O edil realçou ainda a bravura e coragem dos olhanenses, que atravessaram o Atlântico rumo ao Brasil, num ato heróico e destemido.