Sociedade

Vem aí a 7ª edição do “Brincar Seguro Correndo Riscos” em Albufeira com “brincadeiras do antigamente”

 
“Brincar Seguro Correndo Riscos” está de regresso à Praça dos Pescadores, no próximo dia 3 de dezembro, entre as 10h30 e 12h30, para mais uma maratona que promete reunir miúdos e graúdos à volta de “brincadeiras do antigamente”, com destaque para as gincanas, o jogo da carica, a tração à corda, saltar o elástico, carrinhos de rolamentos e caminhar sobre andas. A participação nas atividades é gratuita.

A iniciativa que vai para a sétima edição, tem como objetivo incentivar as brincadeiras ao ar livre. O projeto contribui para promover a estimulação sensorial dos mais pequenos, colocando-os em contacto com a natureza e o meio urbano, através da realização de várias atividades.
 
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira sublinha a importância de se promover a realização de atividades destinadas a famílias em espaços verdes e zonas urbanas do concelho, alertando para a necessidade das crianças brincarem fora de casa, recuperando as brincadeiras de antigamente. “Atualmente as crianças passam a maior parte do dia entre quatro paredes, na escola, no ginásio, nas atividades de lazer e tempos livres e quando chegam a casa, no computador, ao telemóvel ou na playstation, interagindo muito pouco presencialmente com outras crianças e com os próprios adultos”. 
 
O desenvolvimento físico, mental e social dos mais pequenos carece de novos incentivos, que passam, essencialmente, pelas brincadeiras ao ar livre, estimulando a criatividade e a promoção do convívio entre diferentes gerações, realça o autarca.
 
Por sua vez, Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Educação, diz tratar-se de “uma excelente oportunidade para mostrar às crianças que é muito divertido brincar mesmo sem recurso a brinquedos, ou a tecnologias dispendiosos, fazendo da rua um espaço de brincar seguro, ao mesmo tempo que se incentiva os pais a recordar e a partilharem experiências sobre as brincadeiras de antigamente”. Cláudia Guedelha refere, ainda, que para além dos objetivos anteriormente destacados, “o projeto pretende potenciar competências como a confiança, a resiliência e a criatividade”.
 
A autarquia recorda em nota divulgada, que “Brincar Seguro Sem Riscos” teve início a 19 de março deste ano, no Dia do Pai, com grande aceitação por parte da comunidade, que quer ver de novo as crianças brincarem na rua como antigamente.
 
“Brincar Seguro Correndo Riscos” promete regressar no próximo ano. Para inscrições e mais informações contacte: fatima.guerreiro@cm-albufeira.pt| telefone: 289 598 829.