Vem ai o Dia Europeu da Doação de Órgãos

 
Vai assinalar-se nos próximos dias 9 e 10 de outubro a celebração anual do dia europeu da doação de órgãos.

 
Este ano o evento terá lugar em Lisboa e vai contar com uma ampla campanha de sensibilização tendo em vista a importância da doação de orgãos como forma de salvar vidas.
 
De acordo com a organização, “Portugal é por natureza um país solidário. Dar sangue tem sido um gesto que o afirma há muitos anos e o mesmo está a ser conquistado com a doação de órgãos.”
 
O momento integra-se no 17º dia europeu da doação e transplantação de órgãos. Este ano, a celebração promovida pelo Conselho da Europa e decorre em Lisboa nos dias 9 e 10 de outubro.
 
A campanha conta com dois testemunhos reais: um de uma doadora de órgãos e outro de uma pessoa que beneficiou de um transplante.
 
As duas são caras conhecidas. A primeira é Celeste Rodrigues, irmã de Amália Rodrigues, que doou um rim à irmã mais nova, Maria Odete Rodrigues. O segundo é Zé Pedro, músico dos Xutos e Pontapés, diagnosticado com um tumor no fígado em 2010.
 
De acordo com a informação avançada em comunicado pelo IPST (Instituto Português do Sangue e da Transplantação), “Portugal vai receber os representantes de vários países, num total de 47 delegações, que compõem o Comité de Peritos para a Transplantação de Órgãos do Conselho da Europa”.
 
O objetivo é sensibilizar a população para a importância da doação de órgãos e “encorajar os diferentes estados membros ao debate e promoção de informação sobre doação e transplantação de órgãos”, acrescenta o IPST, que conta com a colaboração da Sociedade Portuguesa de Transplantação para a realização do evento. Para isso, claro, também vão ajudar as tecnologias: a hashtag da campanha é #SalvarVidasMudaaVida.