No próximo dia 27 de fevereiro (sábado), pelas 21h30, a reputada coreógrafa e bailarina Vera Mantero apresenta o espetáculo “Os Serrenhos do Caldeirão – exercícios em antropologia ficcional” no Cine-Teatro Louletano.
Trata-se de um trabalho elaborado no âmbito do Festival Encontros do Devir, da DeVIR, em torno da desertificação e desumanização da Serra do Caldeirão, onde serão vistas imagens em vídeo feitas por Vera Mantero em plena serra.
A espectáculo retrata também um olhar sobre práticas de vida tradicionais e rurais em geral, conhecimentos das culturas orais de norte a sul do país, e as de outros continentes, que nesta peça são trazidos com Eduardo Viveiros de Castro e a referência aos índios da América do Sul.
Com este “retrato alargado” dos Serrenhos do Caldeirão, a reconhecida coreógrafa fala de povos que possuem uma sabedoria que se perdeu. Uma sabedoria na ligação entre corpo e espírito, entre quotidiano e arte.
O espetáculo tem a duração de 70 minutos, dirige-se a maiores de 12 anos e o custo normal do ingresso é de 8 euros, sendo que, no âmbito da política de descontos iniciada pelo Cine-Teatro em 2016, para maiores de 65 e menores de 30 anos o bilhete tem um valor de 6 euros.