No âmbito do projeto Loulé Criativo Turismo, irão realizar-se durante os meses de verão diversos workshops temáticos dirigidos ao turista que visita o Concelho de Loulé.
Aprender a preparar sopas frias, recriar platibandas em painéis decorativos ou fazer figuras em pasta de amêndoa são algumas das propostas que Loulé apresenta aos turistas que vêm de férias ao Algarve.
Ainda em julho, os interessados poderão aprender a arte da cestaria em cana ou entrar numa viagem fotográfica para trabalhar as técnicas de fotografia enquanto se visita a Zona Histórica de Loulé.
Aos sábados, o “11 da Villa”, um “gastropub” em pleno casco antigo da cidade, convida a aprender a confecionar petiscos, tibornas, sopas frias e saladas mediterrânicas.
Em agosto, desafia-se a recriar as tradicionais platibandas algarvias com argamassas e tintas artesanais num painel decorativo, tendo o turista a oportunidade de levar para casa um bocado deste património. Ainda durante o mês de agosto, os participantes nestas atividades poderão fazer trabalhos na roda do oleiro ou aprender a confecionar “doces finos” (figuras preparadas com pasta de amêndoa colorida).
Em setembro, os turistas que integrem este projeto terão a oportunidade de moldar à mão azulejos, aprender as técnicas de criação de pintura de padrões sobre o azulejo e a projetar neles as suas próprias figuras e geometrias.
Na página da internet
www.loulecriativo.pt os interessados poderá encontrar informação sobre toda a programação e inscrever-se nas atividades.
Loulé Criativo Turismo é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé que reúne a oferta organizada por vários agentes locais. Os workshops, experiências e minicursos propostos permitem ao visitante participar ativamente na cultura, tradições e modo de vida dos residentes, em interação com as gentes locais.
Loulé é a primeira cidade a tornar-se membro da Creative Tourism Network – a Rede Internacional de Turismo Criativo. A Autarquia considera que está é uma oportunidade para surgirem novas atividades e novos empreendedores que incorporem a cadeia económica do turismo, que contribuam para manter e inovar as tradições, festejar a identidade e criar um ecossistema favorável à criatividade.