Sociedade

Verão em Tavira com cultura e artes para todos os gostos

Entre julho e setembro estão à disposição de todos, teatro, música, cinema, dança, artes visuais, literatura, visitas ao património monumental, folclore, desporto, feiras temáticas do livro, gastronomia, antiguidades e velharias e ofícios,… Uma oferta para todos os gostos e idades, com participação dos agentes culturais regionais e concelhios.

PUB
 
De 01 a 13 de julho realiza-se a X edição do “Cenas na Rua” – Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua” que irá animar praças e largos da cidade, com os espanhóis Deabru Beltzak e representação “Tambores de Fogo” (dia 01), a que se seguem a Companhia Maravilla Teatro y Musica (dia 02), os Ytuquepintas (03 e 04) Capitan Maravilla (05 e 06), o regresso a Tavira dos catalães Circ Panic (dia 07), Max Calaf da Grã Bretanha (dia 08), os portugueses Teatro ao Largo (dia 09), Músicas no Ar (dia 10), “Ao luar Teatro (dia 11) e a Armação do Artista (dias 12 e 13).  
 
O “Jazz no Palácio” decorre, na segunda quinzena de julho, como é habitual, no terraço do Palácio da Galeria, com um programa que incluirá três concertos: Desidério Lázaro em sexteto (dia 24), a voz premiada em Montreux de Maria Mendes (dia 25) e o Quarteto do Hot Club de Portugal com Sara Serpa (dia 26). 
 
Uma presença forte de concertos de música portuguesa e da lusofonia ocorre, no parque do Palácio da Galeria, com António Zambujo (17 de Julho), Mayra Andrade (14 de Agosto) e Naifa com os Dead Combo (21 de Agosto). 
 
A Praça da República e o Jardim do Coreto contam todas as semanas de verão com uma programação variada: filarmónicas, folclore, fado, músicas tradicionais e do mundo, ópera, danças de salão, tango e muitas outras novidades. 
 
Na segunda quinzena de julho e primeira de agosto mantem-se, no Convento do Carmo, as Mostras de Cinema Europeu e Não-europeu, organizadas pelo Cineclube de Tavira. 
 
No Museu Municipal de Tavira em simultâneo cinco exposições. 
 
No Palácio da Galeria “Memória e Futuro” e “Dieta Mediterrânica, Património Cultural Milenar”, no Núcleo Islâmico “Tavira Islâmica” e a exposição das escolas da cidade ‘(Re)criar a época islâmica’”. No Quartel da Atalaia o público pode visitar, até 31 de agosto, a importante e didática exposição que assinala o 40º aniversário da Revolução de Abril “Liberdade e coerência cívica- o exemplo de Ernesto Melo Antunes- na Historia Contemporânea Portuguesa”. 
 
O Museu Municipal de Tavira dinamiza, mensalmente, os “Passeios e comeres da Dieta Mediterrânica” sobre os mariscadores (julho), a alfarroba e amêndoa (agosto) e a vinha e o vinho (setembro), bem como os “Passeios na História de Tavira” dedicados ao património artístico-monumental, sendo a Igreja de Nossa Senhora do Carmo visitada a 05 de julho. 
 
As Feiras do Livro (18 a 31 de julho), dos Ofícios (06 a 14 de agosto), de Antiguidades e Velharias (16 a 26 de agosto) e dos Stocks (28 a 31 de agosto) mantêm-se, como nos anos transatos, junto ao rio.
 
Em setembro deorre a II Feira da Dieta Mediterrânica.
 
Após o sucesso da primeira edição e para festejar a inscrição da Dieta Mediterrânica pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, surge de 05 a 07 de setembro, em Tavira, a II Feira da Dieta Mediterrânica, com presenças institucionais, mercado de produtores, atividades gastronómicas e oficinas de cozinha, provas de azeites e vinhos, música mediterrânica, estilos de vida saudáveis, aconselhamento e prevenção de doenças cardiovasculares e nutricional, seminários, exposições, cicloturismo, jogos tradicionais, visitas guiadas e passeios ao património, entre outros motivos de interesse. A guitarra portuguesa de Luísa Amaro, o cavaquinho de Júlio Pereira e outros sons do sul estarão nesta festa de celebração da cultura mediterrânica. 
 
Durante todo o verão haverá nas piscatórias Santa Luzia e Cabanas e restantes freguesias e localidades, diversas festas tradicionais, festivais de folclore, mercados com muita animação.