Política

Verdes denunciam existência de animais com fome e sede após incêndios no Algarve

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta onde questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente, sobre a existência de "muitos animais com sintomas de sede e fome", após o grave incêndio que este verão afetou os concelhos de Monchique e Silves.

PUB
 
O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista Os Verdes, refere que têm chegado vários relatos, segundo os quais, após o grande incêndio que este verão afetou os concelhos de Monchique e Silves, muitos animais, como raposas, veados e outros, incluindo um lince, têm vindo a surgir junto de propriedades na serra de Monchique com sintomas de sede e fome.
 
Face à área ardida, Os Verdes, dizem que este era um "cenário espectável e mais que previsível, mas segundo os habitantes nada foi feito para proteger estes animais após a destruição do seu ecossistema natural".
 
Neste contexto, querem saber que medidas foram tomadas ou pondera o Governo desenvolver no sentido de minimizar os efeitos deste incêndio.
 
Ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Deputado José Luís Ferreirao, solicitou ao Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo algumas questões, para que o Ministério do Ambiente possa prestar os seguintes esclarecimentos:
 
1 – Tem o Governo conhecimento desta situação?
 
2 – Foi elaborado algum plano, através do ICNF ou outro qualquer organismo, para a manutenção e reposição dos ecossistemas, na serra de Monchique, afetados pelos incêndios?
 
3 – Se ainda não foram tomadas medidas face ao acima exposto que medidas vão ser tomadas e quando para resolver este grave problema?