Política

Vereadores não permanentes na Câmara Municipal de Albufeira organizaram o colóquio "Turismo do Algarve – Que futuro?"

 
No passado dia 13 de setembro, os vereadores não permanentes da Câmara Municipal de Albufeira, Ricardo Clemente, Victor Ferraz e Sara Carvela, organizaram no salão nobre da Câmara Municipal de Albufeira, o Colóquio – Turismo do Algarve – Que futuro?

 
Abriu a sessão o Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo seguindo-se os oradores convidados, o Prof. Carlos Vieira do (ISMAT), Fátima Catarina (Vice-Presidente da RTA), Victor Neto presidente do NERA, Elidérico Viegas presidente da AHETA e Mário Ferreira do Grupo NAU.
 
Segundo comunicado dos Vereadores, na sessão que contou com a moderação do vereador Ricardo Clemente, foram apontadas responsabilidades, "sem deixar de apresentar diversas pistas de atuação para se delinear uma estratégia de intervenção integrada para a região".
 
Foi referido que, apesar dos números estarem consolidados, "é preciso estar alerta aos sinais de abrandamento sem, no entanto, deixar de valorizar e defender o nosso produto". 
 
Seguiu-se um debate com diversas intervenções do público, em que no final, o vereador Victor Ferraz fez uma resenha das intervenções, resumindo algumas ideias chave como o orgulho na sua região, na sua terra, preocupação pelas alterações climáticas, atenção aos sinais de alerta externos e internos, qualificação dos trabalhadores, apostando, para além da competência na humanização, definição de uma estratégia de médio longo prazo, mas participada, necessidade de uma intervenção integrada na região, responsabilização política ao nível local e nacional, com defesa intransigente dos interesses da região pelos seus eleitos e intervenções efetivas no terreno na execução das mudanças necessárias.
 
Os organizadores do colóquio prometem formalizar um relatório final, que será remetido a diversas entidades responsáveis, bem como ao público em geral.