Sociedade

"Via Algarviana - Um Elogio à Natureza" arranca este mês em Aljezur

 
Em setembro arrancam as ações de capacitação e workshops temáticos inseridos na candidatura "Via Algarviana - Um Elogio à Natureza", aprovada pelo Fundo Ambiental, incluída no aviso "EducarTE:Educar para o Território", no âmbito do programa de Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020.

 
Segundo a associação Almargem entidade gestora da Via Algarviana, com este projeto vão ser desenvolvidas 70 ações, distribuídas pelo 5 Municípios de baixa densidade do projeto, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo.
 
Em comunicado a Almargem refere que a base de preparação para as atividades "teve como ponto de partida os resultados dos inquéritos de opinião destinados aos diversos públicos alvo das ações, procurando corresponder às necessidades formativas manifestadas".
 
O objetivo das ações de capacitação é dotar os empresários da região, que operam ou que estejam instalados ao longo do território por onde passa a Via Algarviana.
 
A primeira ação acontece no dia 23 de setembro, em Aljezur, com o módulo de Património Cultural destinado às entidades de administração regional e local da região do Algarve.
 
As ações serão dinamizadas por técnicos especializados nas diferentes áreas em causa, através de um parceria alargada de inclui os Municípios assinalados, a Direção Regional de Cultura do Algarve, Associação A Nossa Terra, Centro Ciência Viva de Tavira, e Walkin'Sagres em colaboração com a Associação Almargem, promotora da candidatura.
 
A última ação inserida neste ciclo de educação ambiental informal acontece no dia 10 de novembro, em Aljezur, com um workshop temático na área da geodiversidade, destinado ao público em geral.
 
Todas as ações decorrem das 09h30 às 11h30 e são gratuitas, mas de inscrição limitada e obrigatória.