#semprehaveraAjuda é o mote da curta-metragem produzida pelos alunos do Curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Algarve, em colaboração com a Unidade de Cuidados na Comunidade de Faro e a Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Central da ARS Algarve, com o objetivo de destacar a importância da intervenção precoce na promoção da Saúde Mental, e que entre os dias 1 e 14 de abril passa no canal televisivo dos comboios Alfa Pendular.
PUB
Segundo a ARS Algarve, a curta-metragem «Veras», dos alunos Raphael Tonelli e Günther Daou Shöler do Curso de Ciências de Comunicação da UAlg, foi o filme escolhido entre uma dúzia de sugestões apresentados pelos estudantes do 1º ano, e relata o percurso de vida de uma mulher, desde a sua infância até a terceira idade, retratando os obstáculos e as dificuldades que encontra e que não consegue superar sozinha.
O filme, que foi desenvolvido nos meses de novembro e dezembro de 2018, com a orientação de uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde do ACeS Central da ARS Algarve, tem como objetivo sensibilizar para os problemas de saúde na área da Saúde Mental e para a importância de pedir ajuda e apoio profissional atempadamente.
A mensagem divulgada neste âmbito pela ARS Algarve sublinha que «A Saúde Mental também se promove. Não hesite. Confie na sua equipa de saúde».
O «Veras» foi apresentado publicamente no IPDJ de Faro e, mais recentemente, durante a Semana de Saúde e Desporto de Quelfes. Também pode ser visualizado nos quiosques multimédia das salas de espera dos Centros de Saúde da região do Algarve, passando agora a integrar a programação do canal televisivo dos comboios Alfa Pendular.