Sociedade

Vítor Aleixo falou aos louletanos no 33º aniversário de elevação de Loulé a cidade

Loulé celebrou ontem, o 33º aniversário de elevação a cidade, cujas cerimónias decorreram exclusivamente online.

PUB
Segundo disse o presidente da Câmara Municipal de Loulé numa mensagem publicada no Facebook do município, “Infelizmente este ano não podemos comemorar este dia da mesma forma que comemorámos em edições anteriores, temos que nos adaptar a esta circunstância difícil da pandemia, mas aqui estamos para vos dizer que Loulé é uma terra que tem evoluído muito nos últimos 33 anos”.
 
No vídeo em que Vítor Aleixo se dirige aos louletanos é elencado um conjunto de iniciativas promovidas pela Câmara Municipal de Loulé no combate à COVID-19, desde março de 2020.
 
Na área da saúde foram referidas medidas ligadas à criação de equipamentos de apoio à prevenção e combate à SARS-Cov2, como a área dedicada a doentes respiratórios de Loulé (ADR), as zonas de apoio à população (ZAP) ou a implementação do Drive-Thru no Estádio Algarve, pioneiro na região. Destaque também para as ações de rastreio com a testagem em massa em lares e escolas do concelho.
 
Em termos sociais, o autarca realçou alguns dos importantes instrumentos de apoio à população neste contexto pandémico, nomeadamente a criação das linhas telefónicas Loulé Solidário, Apoio Médico Escolar (AME) e Educação Solidária, o apoio alimentar através do refeitório social e da entrega de cabazes e ainda a utilização do programa georeferência para verificar as necessidades da população isolada do interior do concelho durante o período de confinamento.
 
O presidente Vítor Aleixo sublinhou ainda, o conjunto de respostas de apoio ao tecido empresarial, às micro, pequenas e médias empresas, em complemento com as medidas governamentais. Deste programa fazem parte iniciativas como a isenção de rendas e taxas municipais, o aumento da zona de esplanadas, a supressão do estacionamento pago, a gratuitidade dos transportes públicos urbanos e ainda as campanhas para estimular o comércio como “O Comércio sempre Aberto” ou “Do Restaurante à Janela do Táxi”.
 
Na mensagem comemorativa, o autarca quis transmitir também a ideia de que, apesar das restrições e da nova realidade que o COVID-19 trouxe, o município tem apostado no investimento público. “No último ano conseguimos concretizar um conjunto de obras públicas municipais que são muito importantes para a requalificação e o futuro da nossa cidade”, realçou. É o caso da reabilitação de que foi alvo a Rua Humberto Pacheco (artéria de acesso ao Cemitério), a remodelação da Rua Frei Joaquim de Loulé (artéria que faz a ligação entre a rotunda aos combatentes e a zona nascente da cidade), a criação do CREPC – Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, a segunda fase o Parque Municipal, a criação do Parque de Estacionamento de acesso gratuito na zona da Cássima ou a reabilitação de espaços públicos na Urbanização Mira Serra.
 
Quanto aos desafios que se colocam à cidade no futuro, o responsável municipal frisou o trabalho realizado com vista à adaptação às alterações climáticas, à transição energética e à gestão sustentável da água.
 
De referir que o 33º aniversário de Loulé ficou marcado também pela celebração dos 10 anos da reabertura do Cineteatro Louletano, com um concerto pelo pianista Mário Laginha que voltou a pisar este palco, ao lado de Bernardo Moreira e Alexandre Frazão. Um momento que foi acompanhado em streaming, através do YouTube do município.