Neste domingo de Páscoa decorre a Procissão da Ressurreição em São Brás de Alportel.
Esta secular manifestação de fé continua a ser protagonizada por homens que empunham tochas de flores, num percurso delineado por uma passadeira construída durante a noite com flores apanhadas na vila pela comunidade local.
Depois de dias a colher flores nos campos, os munícipes reúnem-se durante a madrugada de Domingo de Páscoa para ornamentar as ruas que definem o caminho por onde vai passar a Procissão, dando asas à criatividade, para manter acesa a tradição da Páscoa no concelho são-brasense.
A Procissão da Aleluia parte da Igreja Matriz por volta das 11h00, depois da Eucaristia da Ressureição, mas a Festa das Tochas Floridas prossegue durante todo o dia.
O Presidente da autarquia de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro, disse ao Algarve Primeiro, que “são esperados muitos visitantes para verem um dos maiores acontecimentos do Concelho”.
O edil disse ainda ao nosso jornal que, “está a decorrer a Quinzena Gastronómica em São Brás de Alportel, o que é mais um pretexto para os algarvios e todos quantos se queiram juntar à festa, visitem a vila nesta quadra festiva”.
Para Vítor Guerreiro, “este é um momento único na nossa região, uma vez que, para além da beleza que constitui a decoração das ruas, são as emoções que se vivem em todo o certame. Posso mesmo afirmar que, são poucos os sambrasenses espalhados pelo mundo que não se dirigem à terra nesta altura da Páscoa; é realmente uma grande festa e uma oportunidade para reunir as gentes da vila em torno da Procissão da Aleluia. É com grande orgulho que exibimos este cartaz também a todos quantos nos dão prazer da sua visita”.
A Tarde Cultural que decorre a partir das 15h30, traz à festa os petiscos e a música portuguesa e os aguardados resultados dos concursos dos Jogos Florais e das Tochas.
Com entrada livre, a Festa das Tochas Floridas é uma organização da Associação Cultural Sambrasense, Câmara Municipal e Paróquia de São Brás de Alportel, com o apoio da Junta Freguesia e outras entidades locais.
Para os aprecidores dos doces tradiciomais da Páscoa, Vítor Guerreiro recorda que “haverá o mercadinho com venda do Folar e de doces típicos de São Brás de Alportel, bem como o envolvimento da restauração local na Quinzena Gastronómica que tem em vista a promoção da gastronomia tão apreciada pelas gentes da terra e por todos quantos nos visitam”.