Dois anos passados sobre a tomada de posse como Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vítor Guerreiro fez o balanço da execução do programa de ação, em conferência de imprensa.
Apoiar as famílias na superação dos constrangimentos dos orçamentos familiares, foi a base para a criação do recente Plano de Medidas de Apoio à Família “Vale +”.
Com o VALE + Educação o município apoiou 400 famílias com filhos inscritos no 1.º ciclo nas escolas do concelho, através da aquisição de manuais e materiais escolares nas papelarias locais. A redução máxima das taxas de IMI, Imposto Municipal sobre Imóveis, para agregados familiares com dependentes foi outra das apostas do executivo.
A conclusão do anel de circulação a São Brás de Alportel, com o culminar dos dois últimos troços da Circular Norte, "foi uma das mais importantes metas alcançadas e um dos principais marcos destes dois anos de mandato" do executivo.
A nova ligação entre o Parque Escolar e o Parque de Desporto e Lazer, a requalificação paisagística da Av. da Liberdade - norte e a requalificação da Entrada Nascente são outras metas alcançadas na renovação urbana, que vieram melhorar a circulação rodoviária, a imagem urbana e a acessibilidade para todos, com vias acessíveis e espaços de lazer.
Melhorar as acessibilidades no centro urbano, para todos, incluindo aqueles que têm mobilidade condicionada, foi outra aposta do executivo com a criação da Rede de Passeios Acessíveis, nomeadamente entre a Avenida da Liberdade e o Parque Desportivo, num circuito acessível que alcançará os 5km até ao final do ano.
A reabilitação da Fonte Nova, a criação do Pátio Vila Adentro e o culminar do projeto de requalificação e pavimentação do Centro Histórico são algumas das ações que a autarquia apostou, para "dar uma nova vida ao Centro Histórico".
Nestes dois anos, o projeto “Memórias da Terra” permitiu ainda reabilitar a Fonte Velha, a Fonte Nova, o Poço Novo e todo um conjunto de elementos de interesse no espaço rural; bem como criar novos percursos pedestres, ornitológicos e geológicos.
Ao nível das políticas sociais, o autarca adiantou que "foram feitos esforços para atribuir habitação social a mais de uma dezena de famílias", foi reforçado o projeto “Mão Amiga”, que dá mais dignidade às casas de quem mais precisa, foi construído o Balneário Social e foi alargada a resposta da Loja Social, que ajuda mensalmente cerca de 200 famílias, com a criação do Banco Social de Medicamentos e o Fundo Social de Emergência.
A autarquia investiu também na qualidade ambiental, através da aquisição de uma nova viatura de recolha de resíduos, arranjos paisagísticos nos espaços público e criação de zonas verdes. A execução do Plano Municipal de Eficiência Energética atingiu também uma importante meta com a colocação de sistemas de painéis solares em todos os edifícios municipais.
Ao longo destes dois anos foram efetuadas "melhorias significativas" nos equipamentos desportivos, assegurados os apoios às associações locais, investido na renovação da rede de abastecimento de água em diversos locais do concelho e deu-se continuidade ao Plano de Ação de Defesa da Floresta.
Vítor Guerreiro sublinha que “o investimento na qualidade de vida dos são-brasenses tem sido feito de forma sustentável e equilibrada, respeitando sempre o rigor da nossa gestão orçamental. Uma gestão que utiliza sabiamente os recursos facultados pelos fundos comunitários destinados à região e dos quais a autarquia consegue beneficiar, muito em graças à boa saúde financeira e à inexistência de divida”.