Cultura

Viagem fotográfica pelos Aquedutos de Portugal pode ser vista no Museu de Portimão

Aqueduto da Amoreira - Elvas - Foto - Pedro Inácio
Aqueduto da Amoreira - Elvas - Foto - Pedro Inácio  
No próximo dia 28 de janeiro, será inaugurada, pelas 17h00, a exposição "Aquedutos de Portugal: água e património", de Pedro Inácio, no Museu de Portimão.  

As fotografias que integram a mostra resultam do levantamento fotográfico, iniciado em 2007, pelo museólogo Pedro Inácio. Trata-se de trabalho de investigação que culminou com a edição do livro "Património Cultural da Água- Roteiro de Aquedutos", editado, em 2021, pela Câmara Municipal de Mafra, apoiado pela Comissão Nacional da UNESCO e pelo Museu da Água da EPAL.
 
A autarquia de Portimão descreve em nota emitida ao Algarve Primeiro, que a maioria destes antigos sistemas de abastecimento de água gravítico remontam aos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX. Entre os aquedutos selecionados, além do aqueduto de Conímbriga, construído durante o Império Romano, no século I d.C., podem-se observar algumas obras hidráulicas classificadas como Património Mundial (nomeadamente em Elvas, Évora, Mafra e Tomar).
 
Os aquedutos constituem uma herança cultural importante, que testemunha o esforço e o engenho humano na construção de equipamentos para o abastecimento de água. 
 
Pedro Inácio nasceu em Lisboa e é licenciado em Ciências Históricas e tem o Curso de Mestrado em Museologia e Património. É Museólogo e Conservador do Museu da Água da EPAL. Tem diversos livros editados, resultantes do seu trabalho de investigação na área do Património Cultural da Água.
 
A mostra pode ser visitada até 26 de março no seguinte horário: terça-feira das 14h30 às 18h00; de quarta-feira a domingo das 10h00 às 18h00.