Cultura

Viagem pela "Rota Literária Saramago no Algarve" com paragem em Olhão

 
A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), inaugura, esta quinta-feira, 25 de maio, às 18h00, no Auditório Municipal de Olhão a exposição fotográfica “Viagem ao Algarve”, um projeto da associação 1/4 Escuro, Associação de Fotógrafos Amadores de Vila Real de Santo António (VRSA), apoiado pela DRCAlg, e realizado em colaboração com a Fundação José Saramago, e Região de Turismo do Algarve, que conta agora com o acolhimento da Câmara Municipal de Olhão.

O momento será também marcado pela apresentação, por parte da DRCAlg do itinerário literário de Olhão, da “Rota Literária Saramago no Algarve”. A exposição “Viagem ao Algarve”, que integra a programação da Feira do Livro de Olhão, já passou por Vila Real de Santo António, Castro Marim e Lepe (Huelva), e irá percorrer a totalidade dos concelhos que integram a “Rota Literária Saramago no Algarve”.
 
A DRCAlg lembra que estes projetos "constituem uma oportunidade para dar a conhecer um território que inspirou vários escritores, nomeadamente os lugares, os monumentos, as paisagens, os sabores e as gentes, mas também promover o Algarve como destino de turismo literário".
 
O mote para a criação dos itinerários, da chamada “Rota Literária Saramago no Algarve”, foi a vontade de refletir sobre o território: se aquele foi o Algarve visto, em 1980, por José Saramago, como será o Algarve de agora? O desafio dos fotógrafos participantes no projeto foi realizarem uma visita aos concelhos algarvios referidos e inspirarem-se, fotograficamente, nos textos escritos por José Saramago aquando da sua passagem pelo Algarve. O fotógrafo algarvio, André Boto, distinguido, pela FEP – Federation of Professional European Photographers, como “Fotógrafo Europeu do Ano”, em 2023, participa no projeto com a fotografia de Silves e com a edição das restantes fotografias selecionadas para a exposição.
 
Desde tempos idos da ocupação islâmica, que Olhão tem várias lendas associadas. Saramago, aquando da sua visita, reflete sobre a lenda das Amendoeiras em Flor, e faz também menção à "magnífica imagem barroca do Cristo Ressuscitado", na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
 
Diego Mesa ao percorrer os lugares visitados por Saramago, 40 anos depois, inspirado pelas palavras do Nobel da Literatura, "encontra outros encantos, uma cidade marcada sensorialmente pela luz, pelos sabores e cheiros que se encontram no mercado e pelo convívio nas ruas e esplanadas em qualquer zona da baixa. É também esta riqueza sensorial que atrai muitos visitantes e fixam cada vez mais artistas ligados à pintura, fotografia, cinema, dança e música, criando uma dinâmica cultural que faz justiça aos encantos da cidade de Olhão", lê-se na nota publicada pela Direção Regional de Cultura.