Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 
Viajar ajuda a fomentar a paz no mundo
Imprimir Partilhar por email
A ideia de que é muito mais aquilo que nos une do que o que nos separa surge da consciência de que, apesar de vivermos em países diferentes, em localizações geográficas opostas, com necessidade diferentes, somos todos humanos e muito semelhantes. Todos temos de sobreviver, todos queremos viver e ser felizes independentemente do local do mundo onde nos encontremos.
 
Curiosamente, um estudo da Momondo (website de pesquisa global e gratuito que possibilita a comparação de preços de voos, hotéis e carros de aluguer) revela que mais de 50% dos inquiridos acredita que viajar ajuda a promover a paz no mundo e a reduzir as diferenças entre as pessoas, precisamente porque se percebe que, “é muito mais aquilo que nos une que aquilo que nos separa”.
 
O mesmo trabalho de investigação mostra que viajar é uma forma de nos abrirmos mais a outras realidades e culturas, tornando-nos mais suscetíveis de tolerar e respeitar a diversidade
 
O estudo “The Value of Travelling 2019: Opening Our World”, elaborado pela Momondo, revela que mais de 50% dos inquiridos acredita que viajar ajuda a promover a paz no mundo, ao mesmo tempo que 83% dos inquiridos admite que os países devem unir-se para enfrentar os desafios que se apresentam no futuro.
 
“Viajar é a maneira que temos de conviver com outras pessoas que aparentemente nada têm a ver connosco, mas que nos mostram que as semelhanças existem até nos mais pequenos detalhes. Cabe a cada um de nós fazer com que esta casa a que chamamos mundo se torne mais tolerante e unido”, refere Margarida Gameiro, porta-voz da Momondo para Portugal.
 
É amplamente divulgado que, quanto mais conhecermos as outras pessoas, mais deixamos de utilizar a expressão “isso”, como se nos referíssemos a “coisas” e passamos a respeitar cada pessoa com a dignidade que merece enquanto ser humano como nós.
 
Naturalmente que, todas as formas que permitam essa aproximação entre povos são pontos a favor da paz porque reduzem os pontos de conflito entre as pessoas. Viajar é um ponto-chave nesse processo de união e de contacto com a diversidade ao mesmo tempo.
 
Fátima Fernandes
 
 
COMENTÁRIOS
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Homem atacado por cão na Praia de Faro

Homem atacado por cão na Praia de Faro

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Concerto inédito em Querença

Concerto inédito em Querença

ver mais
 
Bloco de Esquerda pede Declaração de Estado de Emergência Climática no Município de Faro

Bloco de Esquerda pede Declaração de Estado de Emergência Climática no Município de Faro

ver mais
 
Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira sensibilizou cerca de 10 mil pessoas sobre os perigos das arribas

Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira sensibilizou cerca de 10 mil pessoas sobre os perigos das arribas

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio